sábado, 6 de abril de 2019

Paula Rego




Está patente na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo Macedo, em Vila Nova de Gaia, uma exposição com obras de Paula Rego, que pode ser vista até 30 de Abril.

Paula Rego nasceu em 1935, em Lisboa. Fez a sua escolaridade em colégios de Loures e Odivelas, onde lhe foi reconhecida, desde logo, uma grande vocação para a pintura. Incentivada pelo pai foi para Londres, nos anos 50 do século passado, tendo ingressado na Faculdade de Belas Artes da University College.

Em Londres, conheceu e casou-se com o pintor Victor Willing, em 1959. Na década de 1960 vem viver para a Ericeira, mas participando em exposições colectivas em Inglaterra e em 1966 realiza a primeira exposição em Lisboa. No início da década 70, os negócios da família não correram bem e muda-se para Londres.

Em Setembro de 2009, foi inaugurada em Cascais a Casa das Histórias Paula Rego.

Paula Rego tem três filhos e o seu filho cineasta Nick Willing realizou um documentário «Paula Rego histórias e segredos», que iniciou em 2014 e estreou em 2017.

Paula Rego é a pintora mais conhecida e prestigiada a nível internacional, a par de Vieira da Silva. Paula Rego ligou sempre a sua inspiração à arte popular e não aos grandes mestres. A condição e afirmação da arte feminina, ligadas a movimentos de emancipação das mulheres, contestação ao universo masculino, misturando a irreverência e a ironia, marcam grande parte da sua actividade artística.      

(este quadro e o anterior retratam a pintora e sua mãe, cujas relações não eram as melhores, sendo este o da sua morte)
    



6 comentários:

  1. Só um acréscimo se é permitido. Paula Rego apaixona-se pelo Victor Willing, e engravida deste , que é casado, e não se quer divorciar, tem que fazer um aborto.

    Só mais tarde é que e casam. E isso causou-lhe um trauma - o aborto, a gravidez inesperada ....- no que por demasiadas vezes acontece com as Mulheres, e que muitas vezes é expresso nas Excelentes pinturas que faz.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. São muito bons os Quadro de Paula Rego têm uma Vida própria!

    ResponderEliminar
  3. Paula Rego fez vários abortos por circunstâncias diversas. Ficou muito desiludida com os resultados do referendo de 1998, sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, em que o não ganhou por pouca margem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o primeiro foi o mais penoso. Confessado abertamente em entrevistas, a própria. Mas felizmente já temos a despenalização da IVG, o que por certo não é só uma satisfação para Paula Rego, mas para todos que assumimos que as crianças só devem vir ao mundo, se desejadas. A bem das futuras crianças e claro de pai e mãe.

      Eliminar
  4. O meu comentário tem três partes, sem hierarquização. A primeira para constatar de como umá biografia de Paula Rego se transformou num debate sobre os seus abortamentos. A segunda reporta ao último comentário do Augusto onde, fazendo de "advogado do diabo", direi que "pessoa humana" (passe a redundância) é bem diferente de....vida humana. A terceira é uma conclusão: o texto do Ernesto Silva e o que dele resultou em comentários mostra á saciedade como um blogue e um.sitio de debate e não de " escrita onanista".

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.