domingo, 14 de abril de 2019

REFORMAS E SISTEMAS




O estudo amplamente divulgado a dias do 25 de Abril, conclui, grosso modo, que é preciso baixar ainda mais as pensões de reforma, aumentar a idade da mesma para os 69 anos, e privatizar parte da Segurança Social. Parte… para já! Acrescentamos nós.
Isto, num país com milhares de jovens a emigrar, muito mais outros, obrigados a aceitar empregos precários e miseravelmente remunerados ou desempregados na bicha para os conseguir. Isto, num país onde nas grandes empresas os gestores chegam a ganhar 52 vezes mais que a média dos restantes trabalhadores e sobre os lucros de muitos milhões das mesmas, sem qualquer tecto. Isto, num país e num mundo, onde o fosso entre ricos e pobres não pára de crescer. E dizem os autores do estudo referido, que não há alternativas. E que se estas não forem implementadas, o sistema estoira. Na sua óptica, com certeza, lá iremos então todos estender a mão aos gestores e a quem ordenou este estudo; os seus patrões.
Evidentemente que há alternativa! Mas os tais gestores e patrões não só fogem dela como o diabo da cruz, como a combatem. Com este estudo, é isso mesmo que estão a fazer . Mesmo junto da data que diz tanto aos trabalhadores e ao povo, o 25 de Abril,ameaçando e amedrontando.
A alternativa segura e definitiva, é nem mais nem mais menos que acabar com este sistema, o capitalismo. Que, como aí temos mais uma prova, está cada vez mais explorador e predador. Aliás, como é a sua natureza.
Como sempre, está nas mãos do povo. Mais tarde ou mais cedo, há-de consegui-lo. Mas,claro, não será com os partidos da direita nem com o PS. Este, apenas lhe dá dentadinhas nos calcanhares. Mas, a ele, ao capitalismo, se submete.
Há outros partidos ( e se não houvesse, que se criassem!). Nomeadamente, aquele que desde a sua fundação afrontou o fascismo e se bate pela referida alternativa. Depois, se não quiserem chamar-lhe socialismo ou comunismo, chamem-lhe o que quiserem! Este sistema, o capitalismo, é que tem de ser substituído! Como o feudalismo substituiu o esclavagismo e este foi desalojado pelo capitalismo. É a marcha natural e dialética da humanidade! Mas sempre impulsionada pelo motor da história: a luta de classes. Agora também não será diferente.
Batamo-nos por isso!
Que outro caminho nos aponta a dignidade?
Francisco Ramalho
Corroios, 14 de Abril de 2019


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.