quarta-feira, 26 de junho de 2019


A importância da repetição...


“Todas as manifestações humanas em que a estupidez seja de algum modo expressa por meios directamete audíveis ou visíveis recai na categoria da estupidez explícita. Ela engloba os casos de comunicação ou exemplificação através da palavra falada ou escrita.

É sabido que a estupidez é amiga do hábito, que conserva o homem no bem-estar do terreno conhecido. Além disso, toda a arte da estreiteza mental depende da capacidade do estúpido para fechar cuidadosamente os seus horizontes no pequeno armário das preocupações consigo mesmo ou, quando muito, com o seu clube ou seita.

Tudo isto porque o fundamento metafísico da estupidez é o desejo, originador das mais impetuosas e tonitruantes paixões estúpidas e zelador máximo da ordem estúpida das coisas, ao assegurar que o estúpido se preocupa antes de mais consigo mesmo.

O desejo e a memória aliam-se para assegurar que o estúpido mantenha saudáveis hábitos de bloqueio da inteligência através da constante preocupação com satisfações pessoais e sua repetição ou, dito de outro modo, da colocação do próprio umbigo como centro do mundo”.


Nota – Compilado do livro anexo por Amândio G. Martins

3 comentários:

  1. Egocentrismo e estupidez andam, muitas vezes, de mãos dadas, realmente. E vivemos tempos de muito “ umbiguismo” ...

    Acho este trecho do livro “ As perguntas da Vida” ( Fernando Savater, Ed. D. Quixote) um bom contraponto ( mais optimista, talvez 🙂)

    “Na sociedade democrática, as opiniões de cada um não são fortalezas ou castelos onde se encerram como forma de auto- afirmação pessoal: “ter” uma opinião não é ter uma propriedade que ninguém tem direito a tirar-nos. Oferecemos a nossa opinião aos outros para que a debatam e, por seu lado, a aceitem ou refutem e não apenas para que saibam “ onde estamos e quem somos “. E desde logo nem todas as opiniões são igualmente válidas: valem mais as que tenham melhores argumentos a seu favor e as que melhor resistem à prova de fogo do debate com as objecções que lhe são colocadas . “

    Bom dia! Continuação de boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nem mais. Aprendemos com quem sabe, como o F.Savater...

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.