domingo, 16 de junho de 2019

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: UMA QUESTÃO DE VIDA OU DE MORTE

O aumento geral das temperaturas, a subida geral do nível do mar, o progressivo degelo dos pólos, a ponto de ser provável o desaparecimento do gelo do Pólo Norte, o desaparecimento de inúmeras espécies, a erosão dos solos e a extensão da desertificação, das secas e das ondas de calor são algumas das consequências fatais das alterações climáticas. Os lugares húmidos, graças às tempestades e inundações, tornar-se-ão ainda mais húmidos, enquanto os secos serão também mais secos, com proliferação de incêndios e de tempestades de areia. Os furacões e os tornados crescem a um ritmo impressionante. As alterações climáticas trazem também consigo novas doenças e aprofundam as desigualdades. 
Predominam, sobretudo em sectores da direita conservadora e da extrema-direita, posições negacionistas em relação a esta questão de vida ou de morte como é a das alterações climáticas. A grande maioria das populações ainda não se apercebeu da urgência, da gravidade e da proximidade do fenómeno, prosseguindo nas suas vidinhas, como se nada fosse. Mesmo as medidas já tomadas para fazer frente ao problema parecem, cimeira após cimeira, manifestamente insuficientes.

3 comentários:

  1. Parabéns, amigo Pedro! Foi talvez o melhor texto seu que já vi aqui no blogue. Seu, e não só! Sintetiza na perfeição o Apocalipse que se aproxima.Magnífico grito de alerta. Se me dá licença, irei partilhá-lo. Posso?

    ResponderEliminar
  2. claro que sim, amigo. Obrigado. Desculpe o atraso da resposta.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.