segunda-feira, 17 de junho de 2019

Chamamento terrestre

(Destak - hoje)   
Chamamento terrestre 
Quando eles são movidos pela Fé, ou ouvem a voz do chamamento para abraçarem aquele modo de vida sócio-profissional e de quererem ser pastores de rebanhos, alimentadores de almas a suplicarem salvação, sabem ao que vão, e prestam juramento perante o Divino. Conhecem os limites e as obrigações impostas por tal caminho escolhido para exercerem o seu mister. São educados em valores superiores e que os aceitam até ao fim. Se assim não for, podem desistir, evitando virem a tornar-se pecadores, por desvios de ovelhas. Acontece, desde tempos antigos, e hoje cada vez mais, nesta sociedade aberta e bastante promíscua, que os eleitos por Deus para o servirem na Terra, são notícia. Primeiro nas aldeias, depois nos jornais, tem-se conhecimento que a Maria, e a Amélia, pariram cachopo filho do padre da aldeia. Por detrás do altar, o pecado assentou e pôs-se de pé desprotegido ao lado do diabo. Mulheres que se embeveceram pelo chefe da capela local e ali, junto dele, beberam pelo cálice da paixão, e engravidaram, e pariram no tempo previsto. Agora o padre, de cima do púlpito, olha para o seu rebanho e nele vê, por entre os fiéis, as mães dos seus filhos de facto e de sangue, que lhe acenam e chamam padrinho, para disfarçar. Outros porém, assumem-se pais carnais, sujeitos a penas da Roma Papal. O Vaticano não aprova e não os quer a pregar sermão e bons conselhos, numa imitação de frei Tomás ou exemplo de más práticas, e de violação de juramento divino na cerimónia da Ordenação. Daí querer que eles se afastem e sigam outro caminho – o de homem normal com os seus vícios, desejos e apelos terrenos, que primeiro sabem bem no buraco em que caíram, para depois, dar lugar ao arrependimento. Nem todos, já se sabe. Outros dirão que valeu a pena as penas que carregam de agora em diante, e na felicidade de conviverem entre as suas mulheres-mães e a oração longe do altar, mas perto do leito conjugal fofinho e mais cómodo e sempre aberto para os acolher. Também assim acontece a sua libertação, e aceitação, dentro da legalidade entendida dos homens, que desta vez baixam o dedo da acusação e levantam apenas a palavra da salvação!
 JOAQUIM A. MOURA - Penafiel*
*(DTK-17.06) 

Copa América

16 JUN 2019 / 19:17 H.
    Argentina 0 Colômbia 2
    - Carlos Queirós soube montar uma Colômbia com outra vontade de ganhar e com melhores executantes que a Argentina. Mais rápidos e práticos chegavam sem perda de tempo e sem mais toques, à baliza dos albicelestes que perderam e bem. Queirós começa da melhor maneira e com aquela Selecção pode surpreender. Por isso é que ele é professor com provas dadas pelo mundo. Messi ainda tentou chutar contra o resultado, mas ficou-se pela tentativa apenas. Vitória justa e sem mais comentários.*
    *(DNmdrª)
    *(CMª)
    Joaquim A. Moura
     
      
    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

    Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.