quarta-feira, 19 de junho de 2019

CURIOSIDADE


Estou postando um vídeo acima, originário da rede Globo de televisão mostrando o assunto abaixo:
No extremo norte do Brasil, existe uma pequena e tranquila cidade, com cerca de 22 mil habitantes, que mesmo composta por pessoas simples de pouca instrução, falam três línguas, português, francês e um dialeto local, tendo ainda o privilégio de ter na comunidade a circulação de duas moedas, o Real (Brasil) e o Euro (União Europeia).
Seu nome é Oiapoque, nas margens do rio de mesmo nome, que divide o Brasil do Estado (departamento) ultramarino francês, Guiana, por isso, não seria um erro afirmar que a maior fronteira francesa, não é com a Espanha, mas sim com o Brasil.
Esta cidade brasileira mantém intenso intercâmbio com sua coirmã francesa (do outro lado), Saint Georges de l’Oyapck (São Jorge do Oiapoque), através de pequenas embarcações, embora exista uma ponte, pouco usada devido aos entraves burocráticos.
A pequena São Jorge muito acolhedora aos brasileiros que a procura em busca de oportunidades de trabalho, mais valorizado, pelo fato da moeda circulante ser mais forte (Euro). Sua população atual, não chega a 5 mil habitantes.

2 comentários:

  1. Muito interessante!
    As barreiras geográficas, ao contrário do habitual, não impediram a interação ( bem sucedida!) de duas culturas à partida bem diferentes !

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.