domingo, 16 de junho de 2019


Entre aplausos e apupos...

Realizou-se ontem, em Espanha, a tomada de posse dos autarcas eleitos, onde poucos foram os que conservaram o “bastão de mando” e menos ainda os que o puderam fazer sem ter de repartir o poder por dois ou três, com Vox a dar cartas em muitos deles!


Os independentistas da Catalunha, que apoiaram Ernest Maragall, não aceitaram com bons modos a revalidação do mandato de Ada Colau, que beneficiou do apoio do partido Socialista e de três votos de Manuel Vals, que lhos deu sem qualquer contrapartida, só para que os independentistas não se apoderassem do município.


Como Ada Colau conseguiu tantos mandatos como Maragall, preferiu aceitar aqueles apoios e ficar alcaldesa -  assegurando que nem iria ser independentista nem anti-independentista -  a ter de apoiar Maragall e ficar no lugar secundário, o que faz todo o sentido, embora tenha deixado fora de si todos os que insistem numa Catalunha independente.

Na cerimónia de posse, quando Torra cumprimentava todos os eleitos, Manuel Vals deixou-o de mão estendida, lembrando-lhe as referências insultuosas que lhe havia feito no discurso do dia anterior, no Parlamento da Catalunha...


Amândio G. Martins

3 comentários:

  1. Dizem que as maiorias absolutas eleitas são perigosas e tendo a considerar que sim, mas as coligações começam a sê-lo também. Porque as afinidades são poucas ( ou estarei redondamente enganado?...) e, daí, os consensos (!) serem impossíveis. Estou a lembrar-me desta insistência da direita espanhola continuar a insistir em estender-se, "à outrance", até á extrema de si própria... o VOX. E em Itália já se diz que há 3 governos: o do primeiro ministro, o de Di Maio e o ( o verdadeiro?) de Salvini. Quando se zangarem, a cizânia já lá está metida no sistema...

    ResponderEliminar
  2. Em Madrid, quem ganhou as eleiçoes para a comunidade foi o PSOE e, para a autarquia, a anterior alcaldesa, Manuela Carmena, mas nenhum deles ficou a presidir, porque Vox condicionou o arranjo entre PP e Ciudadanos; acontece que fica sem lugares na governação, por imposição de Ciudadanos, e exige os lugares correspondentes aos votos que teve, sem o que, a qualquer momento, pode apresentar moção de censura.
    Mas também houve situaçãos divertidas de ver, como uma eleita de Vox em Torremolinos que apoiou o candidato socialista para a presidência, tendo já sido chamada a dar explicações ao partido; e o caso engraçado de um casal, ele do PP e ela do PSOE, em "Las Inviernas" - Guadalajara, em que ela ficou alcaldesa e ele líder da oposição...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o problema (pelos vistos não será, a avaliar pelo que me conta...) é mesmo esse! O VOX serve a e para todos e ele não se importa... para depois se servir deles ( tragicamente, de nós!). Serve ao PP, ao Ciudadanos, até ao PSOE ( O Partido chamou a "torremolinense" para disfarçar). Até serve para casar, pelos vistos! Até (se) serve à (da)... Mafia/Camorra! Pelos vistos são banalidades... E eles lá vão "cantando e rindo".

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.