segunda-feira, 17 de junho de 2019

Estádio de futebol ou obra de arquitectura?

Leio que em Braga se está a pensar em construir um estádio para o Sporting de Braga jogar futebol ( e , eventualmente, outras modalidades). E a "Pedreira"? Para além da conotação "gaudiana" do epíteto, sempre se disse que esta era uma belíssima obra de arquitectura e Souto Moura tem sido premiado por a ter pensado e desenhado. Mas todos me vão dizendo que ver futebol num estádio sem topos ou, melhor, com pedra crua no lugar deles, bem como ter as duas únicas bancadas a subir  "a pique", quase fazendo temer pela queda no vazio, poderá ser um bom exercício de "voyeur" artístico mas não para ver um Braga-Vitória. Vem agora o sentido "utilitarista": o Europeu foi um sorvedouro de dinheiro em estádios, os "egos" ( políticos e arquitecturais) servidos "à tripa forra" e, agora, querem um "campito" para jogar ( e ver) futebol...que, depois, sabe-se, vai ser um "estadão"!

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. Como se desses áureos tempos do europeu já não houvessem estádios “ às moscas” e a degradarem-se em quantidade suficiente ... 🤔🤔
    Se a equipa tiver recursos para o construir, que se divirta muito! Se for novamente com o dinheiro dos meus impostos sou totalmente contra! Há outras prioridades, certamente !

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.