quarta-feira, 19 de junho de 2019

O COLAPSO E A NOVA SOCIEDADE

O período de caos, de colapso que actualmente vivemos reclama movimentos de transição que trazem uma nova esperança. Há que recuperar a lógica da cooperação e do apoio mútuo, ou seja, a cultura da troca e da oferta solidária de bens ou de tempo, indo buscar muitas das vantagens das sociedades tradicionais. É perfeitamente possível reduzir a nossa dependência em relação ao automóvel, à televisão, ao telemóvel, aos computadores, adoptando um ritmo de vida muito mais pausado e até será provável o desaparecimento dos empresários e da exploração, graças à auto-suficiência e à economia da dádiva.
Podemos mesmo viver melhor com menos, desmercantilizar o trabalho, consumir produtos sãos e próximos, respeitando os direitos dos animais e levando, assim, uma vida soberana. 
A nossa educação deve contrapor-se à "formação de escravos da sociedade industrial", como afirma Carlos Taíbo, à legitimação de desigualdades e hierarquias, ao incentivo à competição desenfreada e à formação de uma "geração de consumidores acríticos" e de pessoas dóceis e passivas.
Na nova sociedade vigorarão a autogestão e a democracia directa, ou seja, teremos a responsabilidade pelas nossas vidas e evitaremos o caminho da delegação. Num cenário nada propício a partidos, parlamentos ou governos é provável que o conceito de país regrida. A actual ordem empresarial desaparecerá.

2 comentários:

  1. Agora mesmo, que a terra está molhadinha e não tenho de comer poeira, vou arrancar as batatas que plantei nos primeiros dias de março e já estão prontas a colher...

    ResponderEliminar
  2. Essa do "... o conceito de país regrida"... vai ter muito "patriota" à perna...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.