quinta-feira, 13 de junho de 2019



O que define “ humanidade” ? 


https://expresso.pt/internacional/2019-06-12-Scott-Warren-ajudou-dois-migrantes.-Tribunal-nao-consegue-decidir-se-ele-e-ou-nao-criminoso


“Dois homens chegaram ao pé de Scott Warren com fome, desidratados e com os pés feridos. Warren deu-lhes comida, água e o necessário para tratar as feridas. Os homens haviam caminhado durante horas, durante dias. Tinham partido da América Central e acabavam de chegar ao estado norte-americano do Arizona. Warren foi acusado de ajudar, de deixar garrafões de água em locais específicos do deserto, nos caminhos conhecidos e usados por migrantes que entram ilegalmente nos EUA. Já outros foram condenados pelo crime de os ajudar. No caso de Scott Warren, nem a Justiça parece saber o que deve fazer.

...o júri, o juiz, o tribunal e a Justiça não souberam o que fazer com Warren. Não souberam se ele fez o que fez com um objetivo humanitário ou se estava a ajudar os homens a passarem o deserto ilegalmente e a dar-lhes abrigo no acampamento dos voluntários. Não conseguindo chegar a um veredicto, o juiz do Tribunal Federal de Tucson, Raner C. Collins, reagendou uma decisão para 2 de julho.



“O trabalho humanitário essencial e legítimo de Scott Warren e da No More Deaths defende o direito à vida e previne a morte de migrantes e requerentes de asilo na fronteira entre os EUA e o México”, referem as Nações Unidas.”


Nem sei que diga! Como podem criar-se situações assim? Onde estão as dúvidas ? 

7 comentários:

  1. Nesta América de Trump, já nada nos espanta. É a América das religiões para todos os gostos, onde não param de invocar o nome de Deus.

    ResponderEliminar
  2. Onde estão as dúvidas? É essa a pergunta!

    ResponderEliminar
  3. A humanidade é mesmo isso: tem um lado bom e outro mau. O problema é que cada um de nós acredita sempre que está no lado bom.

    ResponderEliminar
  4. Há também um português em idênticas circunstâncias às de Scott Warren. Miguel Duarte, ao serviço da ONG alemã Jugend Rettet, ajudou no resgate de migrantes e refugiados no Mediterrâneo. Agora, é arguido, perante as autoridades italianas, por suspeita de auxílio à imigração ilegal. Enfrenta o risco de ser condenado a 20 anos de prisão e de ter de pagar avultadas coimas.
    Salvini e Trump, farinha (bolorenta e podre) do mesmo saco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um de nós, em princípio, faz um esforço para estar do lado melhor- e isso muitas vezes implica fazer escolhas - tenho a certeza que não quero estar no mesmo saquinho dessa farinha fora de prazo 🤔🤔!

      Eliminar
  5. ´É que aqueles extremistas religiosos vivem convencidos que Deus também é segregacionista e os escolheu a eles especiamente para o defenderem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A velha história de cada um pensar que tem Deus pelo seu lado... Cada pessoa ou instituição, cada "eleito" de Deus...

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.