sexta-feira, 14 de junho de 2019


“Testosterónico”...


Visto em termos de democracia, o que vem acontecendo na Rússia do “czar” Putin é mesmo uma vergonha, seja qual for o ângulo de análise; é que o homem, autoconvencido de ser um modelo do  verdadeiro macho russo, tem horror a qualquer crítica que lhe não seja favorável.

Jornalistas e opositores que insistam em fazer o seu trabalho, presumindo que vivem num  democrático Estado de Direito, aparecem com frequência mortos, crimes que muito raramente são esclarecidos; o opositor Alexei Navalny vem sendo sistematicamente preso sempre que aparece em manifestações de protesto contra a grossa corrupção em que se destacam as elites, como agora mais uma vez aconteceu, quando se manifestava em favor do jornalista Ivan Golunov.

Dizia o jornalista russo que trabalha para a RTP que Golunov investigava a máfia das funerárias, que goza de protecção nas mais altas esferas da governação, que invadiram o apartamento do jornalista e deixaram lá droga, para de seguida a polícia lá entrar e acusá-lo de traficar aquela substância proibida.

E embora a acusação, por tão absurda, acabasse por ser arquivada, cumpriu a sua função, que foi deixar o “aviso” para que ninguém se atreva a incomodar os oligarquias que substituíram, ao que se tem visto de forma ainda mais gravosa para aquele povo, o falhado regime comunista...


Amândio G. Martins

2 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.