sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Cartão de Cidadão mais fácil na loja tradicional



Necessitei de renovar o cartão de cidadão. Face a notícias de demora no atendimento para o efeito, existia alguma expectativa sobre a forma como a renovação decorreria. Tentei o espaço do cidadão na junta de freguesia, mas após uma hora de espera, retirei-me porque o sistema informático bloqueou com o assunto da pessoa que me antecedia.

Tentei depois a renovação pela internet, através da chave móvel digital, mas o sistema também não abria. Tentei agendar a marcação para a renovação, mas as datas indicadas eram para 15 dias depois.

Meti pés ao caminho e fui à Rua Alferes Malheiro, ao Departamento de Identificação Civil do Porto, aonde tinha efectuado a renovação anterior (2014). Para minha surpresa, pouquíssimas pessoas, demorei cerca de dez minutos e passada uma semana, mais cinco minutos para o levantamento, depois de ter recebido pelo correio o aviso para o efeito.

Mas também fiquei surpreendido com um certo estado de degradação do serviço, que me pareceu com menos funcionários, com o painel electrónico para ordenar o atendimento avariado, substituído por senhas de papel retiradas de rolo, tendo um acabado e, segundo comentários ouvidos, a sua substituição teria que ser requisitada a Lisboa. Também achei que será mais um serviço tradicional na calha para encerrar, porque a aposta governamental é nas lojas de cidadão e no «online».

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.