quinta-feira, 21 de novembro de 2019


Eternamente refugiados!...


A Time dá a capa do mais recente número – Nov.25.2019 – a uma menina curda de nove anos, cujo rosto sofrido, por já ter passado por coisas que uma criança nunca deveria ver, aparenta bastante mais idade, fotografada na camioneta que a transportava da cidade síria de Darbasiyah, para o campo de refugiados de Bardarash, no Iraque, na sequência de mais uma traição de que tem sido vítima o seu povo, cujos únicos amigos fiéis ao longo dos séculos foram as montanhas; bem podem comemorar os Direitos da Criança, que o número de crianças sem direitos no mundo não pára de crescer!

Diz o texto da Time, da autoria de karl Vick, que o desenho do actual Médio Oriente tem exactamente cem anos, criado pelos vencedores da Primeira Grande Guerra, ficando sem eira nem beira alguns povos, entre os quais o povo Curdo, disseminado por vários países, sem ter conseguido nunca uma situação de estabilidade.

No Curdistão iraquiano, Saddam Hussein dizimou sessenta mil deles de uma assentada, mas este povo lutador e leal tem conseguido resistir  a tudo; tiveram agora um papel crucial na eliminação do sanguinário Al-Baghdadi, mas a desgraçada figura que encabeça a liderança americana apressou-se a colher os louros, sem sequer os referir, ao mesmo tempo que traía estes bravos combatentes...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.