sexta-feira, 15 de novembro de 2019

GOLPADAS




O mesmo sistema judicial que prendeu Lula, soltou-o agora muito antes de concluída a pena a que o tinha condenado. O que significa que foi falsa a justificação para a sua condenação. Mas, suficiente para impedir a sua candidatura e mais que provável reeleição.
Agora na Bolívia, primeiro contestaram o resultado das eleições e exigiam outras. Depois foram mais longe, exigiram a demissão de Evo Morales que para evitar um banho de sangue e a possibilidade de continuar a bater-se pelo seu povo (estava em causa em sua própria vida) foi obrigado a renunciar e a refugiar-se no México.
Na Venezuela, desde a eleição de Hugo Chavéz tudo têm feito para estrangular economicamente o país com boicotes ,embargos, até com a retenção de dinheiro do Estado Venezuelano como acontece com um banco em Portugal. E com um denominador comum: a diabolização e/ou descrédito de qualquer dos líderes citados. Tudo, evidentemente, apoiado e aplaudido pelos que nunca se conformaram que a América Latina deixe de ser o seu quintal das traseiras.
A grande vítima de todas estas golpadas, é sempre o povo. O martirizado povo indígena, ou o que para lá foi levado de África aos milhões como se de gado se tratasse. O mesmo povo que de vez em quando, saturado de tanta ignomínia, se levanta e depois é derrubado pela força bruta dos seus algozes. Até ao dia em que se levante de vez.
Que outra opção nos aponta a dignidade, se não a de desejarmos que esse dia seja o mais breve possível?
Francisco Ramalho
Corroios, 15 de Novembro de 2019

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.