quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Mais vale tarde do que nunca

                                              
Nada está assegurado, mas os sinais são positivos. A Pedro Sánchez, ainda falta conseguir a anuência de 21 deputados para que Espanha possa dormir sossegadinha. O próprio Sánchez que, há pouco tempo, se declarava incapaz de dormir tranquilo se, no Governo, estivesse alguém da confiança de Pablo Iglesias, poderá regalar-se com umas boas sonecas, mesmo que o seu vice-primeiro-ministro seja o próprio líder do Unidas Podemos. Afinal, bastará aos espanhóis olharem aqui para ocidente para se certificarem de que as geringonças à esquerda não matam ninguém, pelo menos há quatro anos.
Só foi pena que Sánchez não tenha feito isto após as eleições de Abril, quando tudo era mais fácil. Teria poupado muito tempo de indefinições e, sobretudo, de cansaço, que, caso não se concretize o acordo final, poderá deixar no PSOE marcas tão indeléveis como as que agora ostenta o “Ciudadanos”, vítima de um Rivera que também se julgou o “máximo”, e foi o “carrasco” do partido que tinha construído. Se os rumos em Espanha se encaminharem para novas eleições, quem pagará as “favas” do legítimo cansaço dos eleitores será o PSOE e o próprio Sánchez, que, apesar do recente “golpe de asa”, já provou não ser o estadista de vistas largas que parecia quando derrubou Rajoy.

2 comentários:

  1. Para já pôs a Direita em polvorosa com a surpresa, mas percebe-se mal como poderá saír airosamente desta coligação tardia, quando os dois partidos estão mais fracos que antes; e precisar dos votos das forças independentistas catalãs não augura nada de bom. Ainda agora a bandidagem CDR fez saber que só há uma saída: "Independência ou caos e barbárie", assim mesmo com todas as letras!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por essas e por outras, talvez evitáveis, é que não reconheço a Sánchez a visão de estadista. Falta de prudência e excesso de ambição toldaram-lhe a vista quando talvez fosse possível aceder à solução que agora abraça. Oxalá não venha a torcer a orelha sem deitar sangue.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.