terça-feira, 12 de novembro de 2019


NÃO AO LÍTIO! SIM A PORTUGAL!

Mais uma vez, ficou ontem demonstrada a fundamentalíssima importância da informação. Ficámos todos (quem viu o programa Prós & Contras) a saber a importância do lítio. O que pensam arqueólogos e outros especialistas sobre a matéria, autarcas, ecologistas, representantes de associações de defesa da Natureza e o Secretário de Estado da tutela. Ficámos todos a saber que ganhariam as empresas mineiras e o Estado também arrecadaria o seu quinhão se tal substância fosse explorada em Portugal. Para além da contribuição que o nosso país daria na produção de tão útil matéria (por certo abundante em regiões áridas do planeta), e ganhando o Estado, ganharíamos todos nós, portugueses. Este, seria o lado positivo. E o negativo, meu Deus! Para as lindíssimas paisagens onde pretendem fazer a prospecção e exploração, a mais que potencial contaminação das águas, o mal para tantas espécies animais e vegetais, o prejuízo para quem vive lá da agricultura e da pastorícia e a descaracterização
, a destruição, de milhares de hectares de regiões de uma beleza ímpar.
Portanto, pela minha parte, embora não sendo à minha porta (sou alentejano e moro em Corroios, Seixal), dispenso com imenso prazer, a parte que me tocaria do quinhão do Estado. E agora informado, digo categoricamente: Não ao lítio! Sim a Portugal!Porque amo a Natureza e o meu país de Melgaço a Santa Cruz das Flores.
Francisco Ramalho
Corroios, 12 de Novembro de 2019


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.