quinta-feira, 11 de junho de 2020

Celebrar uma data com 5 dias de atraso....

É lamentável que me tenha "esquecido"de aqui vir para celebrar o 6 de Junho de 1944, data em que, na frente ocidental, se dá a estocada quase final na triste aventura nazi de Hitler. O Dia D! Foi das coisas que mais me impressionou na vida, o visitar aquelas praias do desembarque aliado, há quase trinta anos. Ainda com imensas armas pesadas e um pequeno museu com a data inscrita, para que a memória não esqueça. Mas o que mais me impressionou foi a praia onde foi filmado o "Soldado Ryan", encimada pelo promontório onde os canhões alemães ainda dizimaram milhares de jovens, antes de outros os conseguirem calar.
Lembro-me ainda do pungente e sóbrio cemitério americano onde, na primeira das duas únicas vezes em deixei um "estado de alma" escrito no livro apropriado que lá existia. A segunda foi, anos mais tarde, no túmulo de Attaturk, em Ancara, já com Erdogan no poder, mas ainda muito "soft". Sempre a Liberdade, e tudo o que ela comporta, a empurrar-me para a manifestar por escrito, em dois locais e tempos diversos. Sempre ela! Lembrei-me de tudo isto ( felizmente!) quando soube da vandalização "grafitada" duma estátua de Winston Churchill... que disse "We never surrender!". E disse bem.

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. Daí a necessidade imperiosa de ter Memórias e História. E não destruir antes pelo contrário lembrar....

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.