segunda-feira, 29 de maio de 2023

29 de maio, dia do geógrafo no Brasil: é tempo de celebrar grandes referências!

             Nessa data tão simbólica, a geografia nos remete a sentimentos que traduzem o saudosismo, em se tratando das lembranças dos tempos de graduação, mestrado e doutorado. Bons tempos vividos! No entanto, escrevo este texto ciente de que tal ciência tem muito a contribuir com as demandas atuais, com um contexto social que clama por alianças maiores com o meio ambiente, a cultura, a igualdade e, principalmente, os sentimentos presentes em diferentes territórios que correspondem a lugares feitos de gente. Assim, é impossível traduzir ou trazer apenas um conceito nessa viagem para a complexidade da ciência geográfica, mesmo para um geógrafo nutrido pelos conhecimentos de suas categorias de análise.

Devo esclarecer que não serei insolente, diante de poucas linhas, para dar respostas às reflexões postas, mesmo face a face com geografias e geógrafos que sempre me acolheram e nunca negaram em prestar esclarecimentos intelectuais – tais estudiosos, inclusive, não fugiram de suas responsabilidades e dos momentos decisivos à minha formação. Neste breve rascunho sobre o dia do Geógrafo, quero apenas expressar os meus sinceros agradecimentos e celebrar grandes referências!

Em virtude da geografia, fiz trabalhos de campo, viajei, investiguei e estudei em outros destinos no Brasil e no exterior. Tais rotas ficaram marcadas pelas leituras de grandes obras e textos antes desconhecidos por mim, além do “turistar” advindo de reflexões geográficas; assim, novos projetos foram escritos. Diante das contribuições recebidas, o conhecimento foi acumulado, ampliado e alterado a partir de congressos, ensinamentos obtidos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mergulhos na geografia do turismo.

Nessa jornada, as referências estarão guardadas em minha memória e, por isso, celebro as geografias de Rosselvelt José Santos, Antônio Giacomini Ribeiro, Antônio Feltran Filho, Maria Geralda de Almeida, Eguimar Felício Chaveiro, Denise Labrea Ferreira, Vera Lúcia Salazar Pessôa, Anderson Pereira Portuguez, Beatriz Ribeiro Soares, Giovanni Seabra, Idelvone Mendes Ferreira, Gilmar Mascarenhas de Jesus, Manuel Marchena, Sylvio Luiz Andreozzi, Leoni Massochini, Luzia Neide Coriolano, Paul Claval, Adyr Balastreri Rodrigues, Lívia de Oliveira, Lucia Helena Gratão, Irineu Antônio Siegler, Zeny Rosendahl, Orlando Ribeiro, Maria da Graça Mouga Poças Santos, Maria da Glória de Carvalho Campos, Suely Del Grossi, Aziz Ab'Saber, Rita de Cássia Ariza Cruz, Carminda Cavaco e Milton Santos.

De alguma maneira, esses estudiosos me facultaram o acesso a um espólio literário e cultural determinante para o enriquecimento pessoal e profissional em uma geografia que percorro até este momento sem um ponto final.

Força, Geografia!


1 comentário:

  1. Geografia, sempre foi a área das ciências em que me senti mais à vontade, mesmo sabendo que não passo de um simples curioso.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.