domingo, 15 de setembro de 2024

Da ridícula patrioteirice

 

Ter dado a Nuno Melo um lugar de ministro, qualquer que fosse a pasta, só podia dar asneira, mas como o acordo de coligação contemplava este prémio, quando chegava bem dar ao CDS a possibilidade de voltar ao Parlamento, aí o temos, sempre pronto para o disparate, agora com Olivença, como antes querendo substituír pelo serviço militar as dívidas que alguns jovens tivessem com a justiça.

 

Não consta que haja em Olivença sonantes manifestações contra o reino de Espanha, com a população a queixar-se de opressão e a exigir a soberania portuguesa, mas umas quantas alminhas já costumeiras insistem em querer criar com Espanha um diferendo que nem Salazar, que comungava com Franco da mesma ideologia fascista, alguma vez lhe passou pela cabeça levantar porque, ontem como hoje, há problemas mais importantes para resolver do que criar com os vizinhos um ambiente hostil.

 

Mas é típico do tipo de “estadistas” como este ministro que, incapazes de fazer algo que mereça atenção positiva, disfarçam com muita conversa e cortinas de fumo, tentando distraír as pessoas do que realmente interessa; de facto, há muito que o Direito internacional reconheceu a Portugal a soberania sobre Olivença, mas como Espanha não cumpriu, e os governantes portugueses, dos mais variados quadrantes e ao longo dos tempos, têm tido mais com que se preocupar, até porque às populações, dum lado e do outro, tanto lhes faz, deixem aos patrioteiros o seu ridículo e parem de criar problemas onde não existem...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.