quarta-feira, 14 de junho de 2023

Sozinhos na multidão

 

Como chovia a potes quando cheguei à vila, fiquei no carro à espera que abrandasse um pouco, revendo umas notas que levava para entregar na gráfica que está a tratar do meu próximo livreco; às tantas percebo uma sombra aproximar-se do lado do carro em que estava e vi um homem fazer-me sinal para correr o vidro. Fiz-lhe a vontade e deu-me bom-dia, a que correspondi.

 

Depois disse-me que estava o chover, ao que lhe respondi que também já tinha dado por isso e perguntei-lhe se pretendia alguma coisa de mim, para me “livrar” dele e fechar o vidro, porque o vento atirava a chuva para dentro; disse-me que não, que era só para me cumprimentar e conversar um pouco, enquanto esperava o autocarro. Agradeci-lhe e disse-lhe que então era melhor ir para o abrigo da paragem, do outro lado da avenida, não fosse o autocarro chegar e deixá-lo em terra. “Pois é o que vou fazer, saudinha e desculpe, sim”? De nada, vá com Deus e boa viagem.

 

Era um homem ainda jovem, com aspecto saudável, bem arranjado, sem sinais de “drogadicto”;  não pedia nada, apenas quem lhe desse uns momentos de atenção, e como na paragem não havia ninguém, veio ter comigo, sem me conhecer e sem nada de especial para me dizer. É terrível, mas sabe-se que há montes de gente assim, que pode não ter grandes necessidades materias, mas falta-lhes algo muito importante para o equilíbrio da sua saúde mental...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.