sábado, 22 de abril de 2023

Ameaça que se concretiza

 

Por aqui vai caindo uma chuva gelada, o que é péssimo para os batatais e todas as árvores de fruto em flor, mas ainda vai chovendo alguma coisa, sabendo-se que nos espera um futuro nada risonho, não só na nossa península mas em todos os países do Sul da Europa; de facto, comparados com Espanha, ainda não estamos a sofrer muito, descontando a parte do país mais a Sul, que já é bastante castigada, mas nem aqui há razão para optimismos.

 

Como os nossos principais rios vêm de Espanha, não haverá regulação que resista à necessidade que eles têm de ir reduzindo os caudais que ainda cá chegam, sendo frequentes os protestos das populações espanholas mais afectadas acerca disso, que mal sairam da estação dita de inverno e já há várias localidades cujo único meio de abastecimento são camiões, com a restauração e hotelaria preocupadas pelo que pode provocar o desvio de turistas.

 

Mais ainda que aqui, o turismo é uma enorme fonte de receita para Espanha, mas a racionar a água para que não falte de todo para o básico, com as autoridades de vários locais a vigiar as piscinas, cujos donos estão proibidos de as encher, não há como atraír turistas em tais condições, se até para os residentes elas são mínimas, com enormes restrições até para se lavarem, como um dia destes ouvi um miudo lamentar-se à professora, que perguntava como faziam a higiene: “Me gusta ducharme entero, pero solo me lavo el culo”...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.