segunda-feira, 31 de julho de 2023

 AS VIAGENS DO PAPA


O documentário de Gianfranco Rosi, “A Viagem da Papa”, que está aí nos cinemas, reporta as 37 viagens que o Papa Francisco fez nos primeiros 9 anos do seu pontificado. O que inclui também intervenções suas e imagens relacionadas com as grandes chagas do mundo por onde passou.

A primeira foi a Lampedusa e vê-se naufrágios no Mediterrâneo com as pessoas, homens, mulheres e crianças, a morrerem afogadas.

Esteve também no Iraque, onde se pode observar a imensa devastação provocada pela invasão dos EUA.

Esteve nalguns países africanos onde se vêm também os efeitos da guerra, da fome, das doenças.

Esteve no México em cidades onde os cartéis da droga e outras máfias impõem a sua “lei” a ferro e fogo, esteve no Brasil, no Peru dos imensos bairros da lata. Esteve em prisões e hospitais. Esteve em Cuba e esteve também na capital do império, onde não poupou nas palavras. Disse que o comércio das armas para alimentar as guerras, é uma imensa imoralidade. Uma vergonha.

Condena todas as guerras, fala com toda a gente, incluindo de todas as outras religiões, diz que todo o ser humano tem direito à dignidade, e apela à fraternidade entre os homens.

Vi o documentário numa das 10 salas da UCI. Desgraçadamente, eu e apenas mais 3 pessoas naquela sessão. Está aí um filme sobre uma boneca, terá o seu interesse? Esgota salas.

Os milhares ou milhão de jovens da JMJ e não só, deviam ver o referido documentário. O atual Papa deve ser a maior referência moral da humanidade.

Francisco Ramalho


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.