terça-feira, 9 de junho de 2015

Falta de rigor na informação

O Acordo Ortográfico, nascido de parto artificial, é mais um problema a solucionar num futuro próximo, a que se juntam outros, que têm uma maior influência no dia-a-dia de todos nós. A comunicação deve ser isenta, especialmente quando se trata da relação entre governantes e governados e os respectivos órgãos devem utilizar adequadamente os verbos na construção das frases. Devem ser justos e imparciais e não construir as notícias de forma a transformar os deveres do Estado em benesses a favor dos contribuintes. A linguagem dos órgãos de comunicação, que hoje se dirigem a uma população muito diferente da que existia há umas dezenas de anos, deve ser suficientemente cuidada, para não contribuir para acirrar ainda mais as difíceis relações sociais, pois quanto mais consciência de cidadania houver, maior a necessidade de utilizar o léxico adequado.
Construir uma notícia dizendo que o Estado pagou, a um milhão de cidadãos, uns milhões de euros de IRS, é uma patranha que ofende qualquer cidadão atento, pois o Estado apenas devolveu aos cidadãos pagantes, importâncias que tinha em seu poder e que estes pagaram sem as dever. Logo a notícia, para ser correcta, devia utilizar o verbo devolver e não o verbo pagar. A construção da frase devia ser, mais ou menos esta: “Estado devolve aos contribuintes as importâncias de IRS pagas em excesso”.
Este é apenas um exemplo, que vem a propósito, pois, lamentavelmente, o caminho está, desde há muito tempo, intransitável para quem queira respirar de cabeça levantada.
É altura de acabar com a subserviência, pois só assim merece a pena viver e disfrutar de um país livre. A comunicação social, sempre perto de nós, é o veículo de excelência para ajudar a construir uma sociedade melhor.
9.06.2015
Joaquim Carreira Tapadinhas, Montijo


1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.