sábado, 20 de novembro de 2021

 

A TROPA MERECE MUITO RESPEITINHO…


Esta estória do alegado envolvimento de militares lusos com diamantes, droga e lavagem de dinheiro ao serviço da ONU na Republica Centro Africana, está a deixar ficar muito mal na fotografia três dos seus principais protagonistas: o Ministro da Defesa Nacional, o Presidente da Republica e o Primeiro-Ministro.

O primeiro, diz que quando teve conhecimento do caso, não imaginou que tivesse ou podesse vir a ter, a dimensão que, pelos vistos, teve. De maneira que, não lhe atribuiu grande importância. Depois,como a coisa “engordou”, não a comunicou ao seu responsável hierárquico, o PM, nem ao chefe supremo das Forças Armadas e do Estado, o PR, mas apenas à ONU.

Este, no mínimo, estranho comportamento do ministro, foi justificado por Marcelo ao afirmar que tal decisão de Gomes Cravinho se fundamentava em pareceres jurídicos uma vez que os alegados militares em causa, integravam uma força ao serviço da ONU. Agora, que não! Afinal os pareceres foram apenas do MDN, e que ele, Marcelo, é que entendeu mal, assumindo mesmo a responsabilidade e desculpando o titular da pasta da tropa.

O outro protagonista do imbróglio, o superior do ministro, dos ministros, e principal responsável pelo Governo, não tem sido visto nem achado.

Resta saber se, como soe dizer-se, os responsáveis no terreno, os chefes, nomeadamente o comandante da força expedicionária, estava a par do comportamento irregular,para não dizer criminoso, uma vez que não está ainda, longe disso, tudo clarificado, e agiu em conformidade, ou se andava a dormir na formatura…

Nossa conclusão: primeiro, parece que a denominação de “Operação Miríade”, vem mesmo a propósito, quantidade indefinida. Mas, talvez, se se trata-se apenas de praças ou até sargentos, se calhar não seria assim tão indefinida e os principais responsáveis e protagonistas, não teriam tão errático comportamento. E depois, a tropa merece muito respeitinho…

Francisco Ramalho



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.