quinta-feira, 21 de março de 2013

Retrato do artista enquanto Jovem


 
 
 
 
 
 
 
 
Esqueçam os tópicos, as verdades absolutas, as metáforas rebuscadas. O homem que eu vi no Fantasporto 2013  beijar  a Teresinha do Aniki-Bóbó e a  receber  as flores e os aplausos do público, não tem idade. Têm Projectos em mente, ideias, têm filmes na cabeça que, a serem concretizados, se perpetuarão  pela Eternidade adentro, agora idade é que não tem. 
Este ano  o Fantasporto e a cidade do Porto, prestaram   a devida Homenagem ao seu artista mais jovem. Aquele que começou tudo – sem ele, o melhor da cinematografia portuguesa não existiria, sem ele o Fantástico também não.
Ou porventura Aniki-Bóbó não será, em si, uma Janela para o Universo da fantasia do ser humano, dos sonhos das crianças, dessa outra dimensão de todos nós, subjugada por essa Fera castradora e implacável chamada realidade ?
Seja na evocação da Ribeira do Porto, na materialização desse Douro que a grande Agustina Bessa-Luís descreveu com finíssimo talento, ou no confronto entre a Pátria portuguesa com a perda do Império, o mais novo Realizador do mundo sempre viveu e filmou no limiar do sonho e do onirismo.
Agora é que reconhecemos um legado construído em imagens, uma urbe de símbolos, alegorias, palavras, que sempre esteve ali, e sem o qual o Porto e Portugal não se podem olhar ao Espelho.
Por isso, olhemos com olhos de ver, como diz o Povo na sua sabedoria infinita, e observemos que, à imagem do artista Basil Hallward, que só quer captar a beleza do Mundo no rosto de Dorian Gray, ele apenas deseja continuar a mostrar-nos a ética do Belo e do Grandioso. E como nós precisámos de Beleza neste País e neste Mundo, como nós precisámos desse olhar terno e cheio de esperança de Manoel de Oliveira.
Dificilmente, no meio da penumbra que cobre o país, da esperança que é morta todos os dias, encontraremos uma luz tão brilhante como a deste notável jovem artista que já ultrapassou a centena. Aquele que já quer filmar um novo filme, que não se resigna à crise ou à morte, que mostra um Portugal que desafia os limites e vence os arautos da desgraça.
 
Rui Marques

2 comentários:

  1. Lamentavelmente, na cidade que viu nascer este mestre do cinema, em tempos foi edificado um espaço dedicado às artes (cinema, música, teatro e exposições) por um arquitecto, Souto Moura, que com esta obra ganhou um prémio. É um espaço lindíssimo com um jardim pequeno mas fabuloso. Esteve aberto ao público durante algum tempo para depois fechar devido a problemas com o tecto de uma das salas. Até há bem pouco tempo ainda se podia visitar só o jardim. Agora nem isso. Encontra-se numa situação de FECHADO há muitos (!) anos. Lamentavelmente!A Casa das Artes e os portuenses mereciam outro tratamento. Manuel de Oliveira sabe disto?...

    ResponderEliminar
  2. Não ter idade!
    E como precisamos de beleza e bondade e ternura e poesia e esperança e arte!
    Ou seja, de humanidade. Temos que ser mais humanos uns para os outros. Cuidado com as palavras!!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.