segunda-feira, 7 de abril de 2025

JÚLIO VERNE morreu à 120 anos

 


No passado dia 24 de Março, completaram-se 120 anos da morte do escritor Júlio Verne, que nasceu em 28 de Fevereiro de 1828, em Nantes, França e morreu em 24 de Março de 1905, em Amiens, França.

Seu nome original é Jules Gabriel Verne, tendo os países de língua portuguesa adoptado pela denominação de Júlio Verne.

Júlio Verne, que conheceu os escritores Victor Hugo e Alexandre Dumas, é considerado o criador da ficção científica, tendo escrito mais de 100 livros e a sua obra é a mais traduzida da história da literatura, com traduções em 148 línguas.

Alguns dos livros mais conhecidos de Júlio Verne, podem ser: Cinco Semanas num Balão, Viagem ao Centro da Terra, Vinte Mil Léguas Submarinas, A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, Os Filhos do Capitão Grant, Miguel Strogoff o Correio do Czar, Os Quinhentos Milhões de Bégun, A Revolta do Bounty, Norte Contra Sul. O seu último livro publicado em 1904, foi O Senhor do Mundo.

Das obras de Júlio Verne, 33 foram utilizadas no cinema, dando origem a um total de 95 filmes, não contando com as adaptações para séries de televisão. As obras mais adaptadas ao cinema foram Miguel Strogoff, Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias.

               

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.