quinta-feira, 10 de abril de 2025

Que quer Trump?



A esta pergunta, que aflige os espíritos pensantes por esse Ocidente afora, nem ele, Donald, saberá, provavelmente, responder. Os sistemas económicos ocidentais que nos regem há longas décadas são pautados por uma ideia, "libertadora e irrecusável", que confere a cada um de nós, cidadãos comuns, a convicção de que a riqueza pessoal é possível desde que, à moda de Max Weber, nos esmifremos com muito sacrifício e competência. Reagan, Thatcher e Blair mimaram a ideia e trataram de a aplicar à prática, convencendo-nos de que, se produzíssemos muito e sem contestações sociais, viríamos a beneficiar de um mecanismo normal e simples de distribuição que dá muito a todos. 

Tal como os contestatários de esquerda, alguns de inspiração vagamente marxista, também Trump concluiu que o esquema não está a ser bem executado e, assim sendo, resolveu abanar o mundo. A ironia está em que os tradicionais “inimigos” do sistema atacam pela esquerda, porque ele ajuda os ricos, e Trump ataca pela direita, porque esse mesmo sistema também ajuda os ricos… mas pouco.


Expresso - 11.04.2025

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.