segunda-feira, 14 de abril de 2025

 

CALOU-SE UMA VOZ ESCLARECIDA, CORAJOSA E SÉRIA


Nestes dias sombrios em que impera a mediocridade e a hipocrisia, fazem imensa falta vozes dignas como a de Carlos Matos Gomes (pseudónimo de Carlos Vaz Ferraz). É conhecida a sua vasta obra e intervenção cívica.

Portanto, apenas para assinalar o que foi dito, dois exemplos: a sua tomada de posição (ver na sua página aqui do FB) aquando da delegação da Ucrânia à Assembleia da República em que ele pergunta porquê, especialmente aos deputados do BE, aplaudir de pé representantes de um país cujo Governo, cala, ilegaliza, toda a oposição. Onze partidos. E destacando como coerente, os deputados da CDU.

O outro exemplo, são as reações absolutamente contraditórias quando se trata de vítimas da guerra na Ucrânia ou no genocídio da Palestina. A “indignação” e todo o destaque, no primeiro caso, e o quase silêncio no segundo, mesmo quando se trata, quase sempre, de massacres e muito mais numerosos e sobretudo de civis e de gente de instituições de apoio e socorro. E com o principal responsável, considerado mesmo institucionalmente criminoso de guerra, tolerado ou mesmo aceite com honrarias.

Carlos Matos Gomes, capitão de Abril, denunciava com sentimento e mestria, toda esta hipocrisia.

É uma grande perda, mas fica o seu exemplo.

Francisco Ramalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.