sábado, 16 de novembro de 2013



HOJE É O DIA DO MAR

A minha relação com o mar vem desde criança, sou filho de um marítimo, da minha casa à praia ao mar eram cinco minutos, por baixo da minha casa existia um armazém de redes de uma traineira, com o último nome “Santos da Serra”, lembro-me de ir para a lota ver as traineiras a chegar e a colaborar nas contagens dos cabazes que a traineira trazia.

A quatro dias antes destas últimas eleições autárquicas (2013) desloquei-me ao salão nobre da C.M.M. com a ideia de participar num debate “DN MAR PESCAS senti-me enganado pelo “D.N (pois de debate nada teve mas sim uma palestra. No final contestei tal atitude mostrando o meu protesto

Enviei um artigo ao DN por ainda publicar e enviei também a vários organismos que pouco interesse tiveram que eu tenha conhecimento, apesar de alguns amigos e pessoas ligadas ao Sector das Pescas me felicitaram pelo artigo.

Neste dia 16 de Novembro “DIA DO MAR”, não pretendo falar da onda que correu o mundo, facto realçado pelo Secretário das Pescas no debate!

“ Quero bem ao vento do norte

Que é o vento da minha terra

Também quero bem ao sul

Que me faz andar á vela”

 

“ A vida de Pescador/Marinheiro

É uma vida triste e dura

Pois toda a vida a trabalhar

Em cima de uma sepultura”

(Para vosso conhecimento segue o tal artigo)

 

EX Mº SENHOR

NUNO SARAIVA

Dignº Subdirector do “DIARIO DE NOTICIAS”

Na sequência do meu contacto telefónico, envio-lhe as questões que fui impedido de as colocar no debate, que não existiu, foi uma palestra.

Como a palestra teve a duração de uma hora e trinta minutos e os membros da mesa falaram por várias vezes, sem darem ao público a possibilidade de debatê-las, deste modo, os meus apontamentos não podem ser de uma forma tão sucinta, como seria desejável e resumida, até mesmo pela complexidade de sector das Pescas.

Espero conforme lhe mencionei, se não houver espaço, o faça no próximo caderno especial que o “DN” vai publicar sobre as Pescas.

SOBRE AS PESCAS

Não sou candidato, nem ando á procura de nada, o mar e as pescas fazem parte da minha identidade e cultura. Sempre estive ligado às pescas e para mim e um privilegiado ser filho de um marítimo. Só á cerca de uma dúzia de anos afastei-me da ligação a essa classe nobre e solidária os PESCADORES, pioneiros nas lutas contra o fascismo, exemplos aqui em Matosinhos (e não só) nas grandes lutas/Greves de 1970, a maior de todas, e a de 1973 que também foi longa.

Os pescadores de Matosinhos também lutaram e fizeram greve para terem direito ao “Quinhão”, hoje a caldeirada, porque só recebiam as sobras que o mestre dava e que distribuía pela traineira.

Como já foi dito neste debate, e não é de estranhar, pois em todas as campanhas eleitorais os pescadores são sempre lembrados e voltam as promessas, mas que nunca cumpriram, como;

-O PORTO DE ABRIGO – Portinho de Angeiras, prometido há anos aos pescadores de Angeiras e em todas as campanhas eleitorais anteriores.

-O MUSEU DO MAR, prometido por esta C.M. de Matosinhos, estou convencido que a maioria dos presentes, incluindo o Senhor Secretario das Pescas, não têm conhecimento que existe em Matosinhos um NUCLEO MUSEOLOGICO DO MAR, situado na sede da NAPESMATE-Núcleo dos Amigos dos Pescadores, que publicam um boletim mensal “A MARÉ”. É um cais de memória da vida dos pescadores que deve ser visitado e que fica na antiga escola primária do bairro dos Pescadores.

Nesta campanha eleitoral, surgiu outra promessa, dizem que vão criar um fundo de emergência de apoio á comunidade piscatória.

Matosinhos foi um dos maiores portos de pesca, um grande potencial para a economia desta terra e do Pais. ONDE ESTÃO AS PESCAS! ONDE ESTÃO AS TRAINEIRAS? ONDE ESTÁ A INDÚSTRIA CONSERVEIRA? ONDE ESTÁ A CONSTRUÇÃO NAVAL E OS ESTALEIROS DE MATOSINHOS? ONDE ESTÃO AS EMPRESAS, OS COMERCIANTES LIGADOS AO MAR E ÁS PESCAS EM MATOSINHOS?

Vivemos em MATOSINHOS TERRA DE HORIZINTE E MAR. Para que serve o mar para os Matosinhenses se temos uma APDL interessada apenas no modernismo, dizem eles que é para o futuro de Matosinhos, e temos também uma Camara apostada naquilo que dizem ser fundamental para os Matosinhenses. Ou seja, a nossa Cidade vai ter o primeiro e moderno terminal de cruzeiros, dizem e afirmam, que vai ser um potencial para a terra, turistas, restauração, emprego.

OH GLADIANTE VISÃO, que só incentiva a “Monocultura do Turismo” em detrimento das pescas em Matosinhos.

Senhor Manuel Pinto Abreu Secretario das Pescas, as suas afirmações não correspondem á verdade, nunca tiveram verbas disponíveis para apoiar os Pescadores, em várias vertentes, mas tiveram milhões para destruir a nossa frota pesqueira, tiveram milhões para comprar submarinos, que nem sequer estão adaptados para pesquisar e estudar o Mar. O País pode dar-se a este luxo?!

Á que olhar para o Sector das Pescas de uma forma diferente permitindo e promovendo a sua sustentabilidade Senhor Secretário das Pescas Manuel Abreu, porque apesar de tudo o Desgoverno a que pertence PÕE TUDO A SECO, MENOS O MAR, QUE FELIZMENTE NÃO O CONSEGUEM.

A sustentabilidade do Sector do Mar não é uma questão de somenos importância, já que o Sector da Pesca é um sector de importância estratégica para o abastecimento público do pescado, obviamente também importante para a soberania nacional, e claro determinante para a soberania de inúmeras comunidades ribeirinhas.

O exemplo da sardinha, que correspondia a quase metade das capturas em quantidade, problema é que, apesar da auto limitação de capturas, este ano há pouca sardinha. Como também a dificuldade de escoamento, que prejudica e muito, a Industria Conserveira de Matosinhos e outras questões que não cabem neste debate analisar.

Mas volto ao Mar.

O acordo de pescas com a Espanha com a duração de 10 anos, termina no próximo dia 31 de Dezembro de 2013.

Foi um acordo negativo, aliás como todos, sempre a favor de Espanha, que até as nossas Autoridades Marítimas sempre permitiram abusos dos Espanhóis, prejudicando, ameaçando, perseguindo os nossos pescadores. Pergunto se já está alguma coisa planeada, estudada, já foram realizadas reuniões, contactos com organismos ligados à pesca, nomeadamente os representantes dos Pescadores, dos Armadores, etc., etc.. E já agora Sr. Secretário das Pescas Manuel Pinto Abreu que avaliação faz este Desgoverno quanto às condições em que vivem os pescadores, nomeadamente as causas relacionadas com os acidentes.

Vão ser tomadas algumas medidas para melhorar a protecção dos pescadores no mar no sentido de melhorar a segurança?

A situação actual dos acidentes no mar preocupante e que merece uma atenção politica/governamental diferente, ainda mais porque uma parte destes acidentes não se podem desligar das difíceis condições económicas que este Desgoverno atirou os mais desfavorecidos, onde estão incluindo os nossos pescadores, que os leva a arriscar mais, mesmo quando as condições de segurança no mar não estão garantidas.

Para terminar, gostaria que me esclarecessem o seguinte: FEAMP- Fundo Europeu Assuntos Marítimos de Pescas, que parece que vai pela primeira vez, mais vale tarde do que nunca, apoiar financeiramente a cessação temporária das actividades de pesca durante o período do defeso biológico, uma reivindicação dos pescadores há muitos e muitos anos.

Além desta situação a ser verdade, positiva, há outras que continuam por resolver de forma inqualificável, como a definição restritiva da pequena pesca “ARTESANAL”.

Senhor Secretário das Pesca Manuel Pinto de Abreu

A pesca encontra-se numa situação de grave crise, consequência de políticas de destruição do PS, do PSD e do CDS, subordinada à tutela e orientações da União Europeia e ao grande capital, e não venham cá com o discurso repetitivo da crise em Portugal, os pescadores sempre tiveram numa situação de grave crise, tendo-se verificado a destruição de dezenas de milhares de postos de trabalho e o abate de milhares de embarcações apos o 25 de Abril.

Senhor Secretário das Pescas

A vossa política, não só nas pescas, desceu ao nível zero, uns condicionam pela cenoura, outros pelo medo, o grande mal deste povo, nomeadamente os pescadores, é que se esquecem das vossas promessas, das vossas palavras mentirosas.

Senhor Secretário o vosso cinismo é terrível, tenham respeito pela dignidade dos Pescadores.

É neste mar revolto que navegamos.

A garantia do futuro das pescas está indissoluvelmente associada á execução de politicas que no Plano Nacional APOIEM,INCENTIVEM A MODERNIZAÇÃO DA FROTA. A DEFESA DOS RECURSOS E A SUA MELHOR PROSPECÇÃO, BEM COMO A MELHORIA DE RENDIMENTOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO AOS SEUS TRABALHADORES, O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PREÇOS NA PRIMEIRA VENDA, QUE FOGE TOTALMENTE AO CONTROLO DOS PESCADORES, SUJEITOS QUE ESTÃO À PRESSÃO DA ACTIVIDADE PARASITA DOS INTERMEDIÁRIOS, SEM QUE ISSO SE REFLICTA NAS PESSOAS, NO CONSUMIDOR FINAL, É ISSO A PRINCIPAL CAUSA DE UMA INADEQUADA DISTRIBUIÇÃO DO VALOR DO TRABALHO PRODUZIDO NO SECTOR E DA FALTA DE RENTABILIDADE LIGADA NA PESCA.

São condições essenciais para que se possa encarar um futuro para o sector das pescas: A CRIAÇÃO DE MELHORES CONDIÇÕES DE SEGURANÇA A BORDO; A MELHORIA DA HABILITABILIDADE DAS EMBARCAÇÕES E DA HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO, O INCENTIVO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ESTABILIDADE DAS RELAÇOES DE TRABALHO.

Senhor Secretário para terminar a minha participação neste debate, para o Senhor QUAL É A COR DO NOSSO MAR? Será que só tens visto aquelas ondas do surf? Posso afirmar-lhe com toda a garantia, quer o Senhor queira, quer não, A VOSSA POLÍTICA NAS PESCAS TERÁ DE TER EM CONTA A COMPONENTE HUMANA E SOCIAL, PORQUE A PESCA TEM FUTURO.

Senhor Secretário e os todos Membros da Mesa, já diz o proverbio “SER COMO O ROBALO,POR CAUSA DA BOCA PERDEU O RABO”.

O tema deste debate era“ VAMOS LANÇAR O ANZOL AO CRESCIMEMTO ECONOMICO”.

CERTAMENTE DESCONHECEM QUE OS PESCADORES SÃO PEIXES VELHOS ENTENDIDOD EM ANZOIS!

 

JORGE CARVALHO

Senhora da Hora - Matosinhos

 

 

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.