quinta-feira, 23 de maio de 2019


Quem te manda a ti, cozinheiro...


Fascinava-me ver o rapaz entrar por um terreno inculto e arrancar pela raíz algumas ervas a que, por aqui, passamos por cima porque não lhes vemos qualquer préstimo e dizer delas maravilhas como alimento; ou atravessar um bosque à procura de algo e, às tantas, olhando para um tronco carcomido, reparar numa coisa de aspecto repelente e dizer que já tinha arranjado para almoço, arrancando com uma faca um daqueles cogumelos que se desenvolvem nas árvores velhas e a que ninguém dá valor, mas no qual ele via grande valor alimentar.

Este prodígio da cozinha criou um império, com restaurantes por todo o lado, em Portugal também, mas dizem as notícias que acaba de declarar falência; diz-se que, quando pressentiu a derrocada, recorreu às poupanças para tentar manter o barco à superfície, mas já não foi a tempo.

E isto é tanto mais estranho quanto as pessoas continuam a precisar de comer, e não me parece que tenha sido porque ensinou tanta gente a cozinhar que agora já não precisam de recorrer aos seus restaurantes; mais provável será que, tendo crescido demasiado, acabou por perder o controlo do negócio por falta de capacidade de gestão, e quanto mais alto se sobe...

Transcrevo do livro anexo um pequeno apontamento:

“O ano passado foi agitado, mas este tem sido uma loucura! Mas não pensem que estou a ficar farto de cozinha, acho que estou até mais obcecado. Passou a ser uma ocorrência frequente ser acordado com um safanão pela minha senhora dizendo-me que estava a falar de cebolas vermelhas caramelizadas e campos de ervas aromáticas; não é que me lembre, mas não me espanta”.


Amândio G. Martins


4 comentários:

  1. Provavelmente o jovem era ingénuo o suficiente para pensar que todos os que o rodeavam partilhavam do mesmo entusiasmo nos seus respectivos trabalhos...
    Infelizmente, há sempre alguns que se aproveitam deste foco/ distração de outros assuntos para “ gerir” e enriquecer...

    ResponderEliminar
  2. "Chef", Amândio, dobre a língua!... É a época deles e da cultura deles!

    ResponderEliminar
  3. Ó Dr. Fernando, este rapaz nunca reivindicou esse título, tinha muita honra em ser apenas cook; e estou inteiramente de acordo com o que diz a Drª Lúcia: na origem da queda deve estar muita infidelidade daqueles em quem confiou...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.