segunda-feira, 10 de março de 2025

ELEIÇÕES NÃO SÃO DRAMA NEM CRISE


 

O direito de votar foi a maior conquista democrática individual e colectiva dos portugueses com o 25 de Abril de 1974.

O direito de escolher os responsáveis nos órgãos do poder político central e local, os seus programas e opções, é a forma mais activa e directa de participar na vida democrática e colectiva da sociedade e nos temas e assuntos que a todos dizem respeito.

Quem não vota perde muita da legitimidade para criticar decisões com que não está de acordo.

É verdade que o capitalismo adaptou-se ao sistema eleitoral, quer na criação de partidos que defendem o seu sistema com a política de direita, quer através do domínio da comunicação social, manipulando factos e opiniões.

Eleições não são nenhum drama ou crise. É difícil que exista uma revolução eleitoral. Mas o voto dos portugueses, pode corrigir o crescimento de desigualdades e injustiças, pode impedir a degradação e desmantelamento do Serviço Nacional de Saúdepode corrigir as deficiências no ensino, pode reclamar medidas para que o direito à habitação seja respeitado, pode melhorar os salários e pensões, pode travar o ataque à Segurança Social, pode exigir a paz e que se acabe com guerras e conflitos, para que o País e o Mundo sejam melhores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.