Já não há a mais pequena dúvida de que Trump não quer ter nada a ver com a Europa. Têm os europeus alguma coisa a perder em passar a ignorá-lo completamente? Quanto à Ucrânia, vamos então delinear um plano de paz “diferente”. Deixar de “fazer de conta” que a Rússia não existe. Antes de combater Putin, ouvi-lo, e notificá-lo de que, doravante, quaisquer conversações serão, não com os EUA, mas com a Europa. Negociar com ele na base da cooperação, sem ameaças e sem preconceitos de superioridade moral. Partir do princípio de que quaisquer acordos estabelecidos são para cumprir (coisa que, ao que parece, não é possível fazer com Trump). Reforçar a própria defesa e, atendendo a que a NATO se “finou”, substituí-la por uma organização nova, declaradamente não ofensiva, com mecanismos semelhantes ao famoso artigo 5º. Tudo num ambiente de normalidade, sem nervosismos nem tiques que uma boa parte dos dirigentes europeus tem vindo a cultivar. E sem recorrer a rearmamentos desmesurados que, nas actuais circunstâncias, só resultarão em delapidar as finanças europeias em benefício da gula de Trump. A minha “receita” vai funcionar? Duvido, até porque nenhum dos “chefs” europeus terá coragem para a “cozinhar”.
Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sexta-feira, 7 de março de 2025
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.