terça-feira, 2 de abril de 2013

Os Pássaros do Acaso

Milan Kundera fez ontem 84 anos. Lembrei-me de uma entrevista da saudosa Helena Vaz da Silva me levou a ler, com ânsia, "A Insustentável Leveza do Ser". O que disse HVS para me perturbar? Citou, aquiescendo, uma frase do livro: viver é deixar pousar nos ombros os pássaros do acaso!
Posterior à leitura, veio um desses "pássaros pousar em mim" quando vi Vergílio Ferreira responder assim à pergunta -Milan Kundera diz-lhe alguma coisa?- do Expresso: sinto que é da minha família!
Como eu sabia que Clarice Lispector era também da "familiar" de VF, liguei as coisas e... senti-me pertença duma família grande e valiosa. Eu era o "caçula insignificantee orgulhoso! Razão tinha  HVS...

Fernando Cardoso Rodrigues

2 comentários:

  1. Que coincidência! Kundera, Ferreira e Lispector. Fernando, pode não acreditar, mas a semana passada tive com um livro de Kundera na mão e pensei «mais tarde vou requisitar este» não A Insustentável Leveza do Ser, que tenho em casa mas um outro dele! Depois a Lispector. Úm Sopro de Vida será a minha proxima compra!!
    Deu-me vontade de escrever um post. Obrigada!!

    ResponderEliminar
  2. Está a ver? Mais um "passarito"... Estamos todos (alguns) a saltitar de de ombro em ombro... por acaso...
    Fernando

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.