sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Não poderão dormir

A Rainha Santa Isabel disse: “São rosas, meu Senhor” e terá mudado a má disposição do Rei. Nós tão esmagados que estamos, guardamos alguns euros para os cravos em Abril. Mas podemos cantar palavras de revolta, e também de esperança. Devemos cantar para lhe enchermos os ouvidos da indignação que nos vai na alma. Cantaremos com toda as nossas forças, desde as primeiras cantigas de intervenção às palavras de Abril. Já cantámos em conjunto em frente ao Palácio de Belém, individual no Pátio da Galé, na Assembleia da República. Agora e todos os dias devemos levantar as vozes até que mudem de politicas.
Li, numa entrevista com Eduardo Galeano que, nas manifestações/concentrações nas Praças espanholas, estava presente uma frase/pensamento “Se não nos deixarem sonhar, não os deixaremos dormir”. Eu partilho, eu apoio: é necessário desassossego para não lhes dar oportunidade de continuarem a ter descanso para inventarem mais sacrifícios para os Portugueses. É necessário lembrar-lhes “Os Vampiros” – eles comem tudo… e o que faz falta é agitar a malta; Ermelinda Duarte… somos livres, somos livres, não voltaremos atrás e Sophia de Mello Breyner: esta é a madrugada que eu esperava… e tantas outras palavras.
Algumas vez estes governantes terão tido infâncias com dias de sol ou são apenas uns infelizes que apesar de percurso facilitados em carreiras partidárias não aprenderam a sonhar? Porque não se entretêm, então, a castigar quem arruinou o País fazendo-os devolver os milhões desviados?
Não se pode esquecer que “enquanto o homem sonha o mundo pula e avança”. Por isso apoio a atitude espanhola e agora em curso no nosso Portugal: não poderão dormir enquanto não mudarem de atitude e deixarem que o povo, em todas as idades, tenha direito a sonhar.

Publicado no Diário de Noticias de 16.03.2013 – Cortaram a parte em itálico e mudaram o titulo que era “A cantiga pode ser uma arma”


Maria Clotilde Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.