sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

SABEDORIA MILENAR

                                                        DA SABEDORIA DE SALOMÃO
Alguns livros da Bíblia, como Eclesiastes e Provérbios,  contêm ditados cheios de sabedoria e histórias de muitos povos diferentes, que foram escritas para que grande número de pessoas viesse a ter conhecimento delas e com elas aprender. Algumas terão como autor o rei Salomão.
“Há uma tempo certo para tudo que existe debaixo do Sol: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de semear e tempo de colher; tempo de construír e tempo de demolir; tempo de rir e tempo de chorar; tempo de achar e tempo de perder; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo para falar e tempo para estar calado; tempo para amar e tempo para odiar; tempo para a guerra e tempo para a paz.”
“Uma vez, um grande rei atacou uma pequena cidade onde vivia pouca gente. Um dos moradores era um pobre homem cheio de sabedoria. O grande rei lançou toda a força contra aquela gente, mas foi derrotado pela sabedoria do pobre homem, ficando demonstrado que a sabedoria vale mais do que todas as armas de guerra”
“A língua de alguém que diz coisas acertadas é tão valiosa como prata; as palavras de um pessoa que procede mal não valem nada. Uma pessoa que ouve conselhos caminha por sendas direitas; aquele que não ouve conselhos perder-se-á.”
“Deus é contra aqueles que enganam, que pensam as coisas desonestamente; aprende com os que são leais; um bom homem cuida bem dos seus animais; um homem mau trata-os com crueldade. Quem procede bem é como uma lanterna a brilhar; o que procede mal é como lanterna pagada.”
“As pessoas sensatas querem aprender sempre mais; os tolos satisfazem-se com a ignorância. É melhor comer uma refeição simples entre pessoas que amamos do que um requintado banquete entre pessoas destestáveis.”
“Uma vez passei junto a uma vinha de um homem preguiçoso, cheia de espinheiros e urtigas e o muro da vedação caído. É possível esquecer o trabalho e ficar a dormir; mas, sem darem por isso, perderão os bens e a pobreza instala-se como um ladrão.”
“Uma fogueira apaga-se se deixarmos de acrescentar lenha; as discussões acabarão se as conversas inúteis terminarem.”

Transcrito por Amândio G. Martins


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.