segunda-feira, 30 de setembro de 2024

75 ANOS DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA

 


A 1 de Outubro de 1949, Mao Tsé-Tung proclamou a República Popular da China. O Partido Comunista da China foi criado em 1921 pela classe operária de Xangai, que conduziu a revolução, afirmando que «só o socialismo pode salvar a China». A China é uma civilização milena, tem uma imensa dimensão territorial, representa cerca de 20% da população mundial e tem muitas nacionalidades, etnias e línguas. A China define-se como um país em vias de desenvolvimento. Com grande empenho na mobilização popular, com ajuda inicial da União Soviética, a China deu um grande salto no desenvolvimento industrial, tomou medidas para enfrentar as catástrofes naturais, eliminou o analfabetismo e tem um sistema de ensino avançado, combateu a doença e libertou da fome 700 milhões de chineses, um feito reconhecido em todo o mundo como histórico.

75 anos após a sua fundação a República Popular da China, caracteriza-se pelos seus extraordinários avanços e realizações, sendo também uma importante referência internacional, pela sua política de paz e cooperação, tendo como base os princípios da coexistência pacífica e as suas repetidas propostas para a construção de «uma comunidade de destino comum para a humanidade». Por tudo isto é evidente a crescente hostilidade do capitalismo e nomeadamente dos E.U.A..



1 comentário:

  1. Quem pretende fazer uma pequena 'biografia», seja daquilo que for, tem de ser intransigente no capítulo informativo... e da seriedade. Não à volta a dar.
    A China actual nem é uma democracia, menos ainda popular. Nada, nada tem que ver com socialismo. De comunista só tem a (abusiva) sigla...
    O 2º parágrafo da «biografia» tem muitas ausências, algumas grosseiras.... Teria sido importante referir, que a República Popular[?] da China é um Estado com dois sistemas políticos(!). Um dito comunista, que nem da contrafacção é!, e o outro, esse sim - capitalista! Esta gente que anavalha e denigre o comunismo, leva as pessoas a afastarem-se e rejeitarem liminarmente o que nem se abeiram para olhar e ver... é o que faz rotularem regimes
    que nada têm que ver com a sua pretensa designação...(...)
    A China digladia-se com os imperialistas norte-americanos, pelo domínio geoestratégico do mundo! Com os ex-social imperialistas, hoje imperialistas russos, já é duma forma menos agressiva. A China é um país imperialista.
    Ponto. (...)
    O genocídio contra o Povo Uigur em Xinjiang e outras minorias étnicas e religiosas é um crime contra a Humanidade! Escamotear isto é grave... A repressão, silenciamento, exílio e prisão que sofrem o budistas, por parte do regime autocrático chinês, não tem qualificação.(...)
    O carácter securitário, controlador e cerceador da liberdade de expressão e de opinião publicada, a quem não
    for acéfalo seguidor do regime, é vedada e, quem ousar é preso durante anos... (...)
    É ... e uma afronta à ideologia comunista (goste-se ou não), pelos dirigentes chineses, ao se auto-intitularem de
    comunistas. (...)
    É óbvio, que se isto fosse escrito na China, arriscava... ou pena de morte! China comunista? Não nos façam
    de lorpas!

    comunistas

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.