GUERRA JUNQUEIRO ATUALIZADÍSSIMO
Começa bem o ciclo eleitoral que temos pela frente. A direita vence as eleições, a extrema direita duplica os resultados anteriores, e a esquerda mais consequente e credível não elege um único deputado.
Isto, na região do país com os piores índices de desenvolvimento humano. Mais pobreza, mais abandono escolar, mais consumo de droga.
Mais uma vez socorro-me de um compatriota ilustre, perspicaz e um progressista do seu tempo; Guerra Junqueiro, que nos definia assim: “Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio”. Mas depois acrescentava: “ Um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, - reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta”.
Digam lá se não continua atualizado.
Francisco Ramalho
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.