segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

O conhecimento deve estar ao serviço do Homem. Sempre!

A concentração da riqueza ofende as normas da conduta moral, social e cultural. A agravada ganância de uma residual minoria, origina o sofrimento dos trabalhadores e do Povo. O capitalismo não respeita os direitos de quem trabalha, nem a Declaração Universal dos Direitos Humanos - básicos, dispensando o empecilho da democracia. Com os avanços científicos e da tecnologia, da robotização, ou mesmo da inteligência artificial, foi-nos dito até à exaustão, que este progresso iria melhorar as condições dos postos de trabalho. Na prática, e a imprensa dá eco disto, a precaridade no trabalho e a penosidade laboral não diminuíram, ao contrário, aumentaram(!). Os robôs numa fábrica, não conduziram à redução da jornada de trabalho, mas sim!, à extinção de postos de trabalho dos operários e ao seu consequente desemprego. Se isto não é selvajaria, o que é? A ciência, a tecnologia, a inovação e a descoberta devem estar ao serviço da Homem e não o seu contrário como tanto, tanto, e neste caso, se verifica!

2 comentários:

  1. Excelente síntese sobre o capitalismo. Mas repara, caro Vítor, contraditoriamente ou talvez não, as forças que mais se lhe opõem, estão a regredir eleitoralmente aí por essa Europa fora e não só. Assim como as perspectivas para aqui, parece não serem nada famosas. Fruto, em grande parte, da cáca que o centrão, a social-democracia e a democracia cristã, têm feito. Depois, é pior ainda a emenda que o soneto com o crescimento da extrema-direita. Um dia será diferente. Só que esse dia tarda. Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Nada admira que as forças oponentes à selvajaria capitalista estejam a ficar para trás... os meios de comunicação anti-social, de social são excepções, não dão nem deram tempo de antena a quem luta contra a máquina trituradora capitalista. Desde a Iniciativa [capitalista] Liberal, passando pelo moribundo CDS e pelo P«SD» a desaguar no caneiro do Chega fascista, são todos fiéis, competentes e porta-vozes deste pesadelo capitalista que não nos deixa viver como seres humanos! Isto faz sentido, porque é a finança que os subvenciona... para depois - apresentarem a factura! O Partido dito socialista, que de socialismo só tem a usurpação da designação, regra geral, na Assembleia da República vota ao lado daquela gentinha, IL/CDS/Chega/P«SD»... (...)
    Os ditos de baixo, um dia, soltarão as amarras e, aí.... A ira dos mansos, para quem nos explora, será terrível!!
    Um grato abraço ao Francisco Ramalho.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.