terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

 

EXEMPLOS INTERESSANTES EM CORROIOS


Com quase 60 mil habitantes, a freguesia de Corroios é a maior do distrito de Setúbal e uma das maiores a nível nacional. Mas não é só por este facto que esta vila do concelho do Seixal se destaca a nível regional e mesmo nacional.

Para além do apoio que em conjunto com a Câmara Municipal do Seixal a Junta de Freguesia de Corroios presta ao forte Movimento Associativo da freguesia, é responsável por dois dos maiores eventos do género, a sul do Tejo. As Festas Populares de Corroios, com uma média de 1 milhão de entradas, por onde já passaram os nomes mais relevantes do panorama musical português, mas também os artistas da terra e das respetivas coletividades. E a Mostra Mensal de Atividades Económicas que se realiza no Parque Urbano da Quinta da Marialva, onde se podem adquirir os mais diversos produtos de quase todas as regiões do país. Desde os comes e bebes, loiças, ferramentas, calçado, vestuário, vinho, azeite, queijos, enchidos e presunto, plantas e tanto mais que os muitos milhares de visitantes da localidade e da região podem ali adquirir. É também um grande contributo ao tecido empresarial da região e não só. E entre outros eventos do interesse da população, destaca-se o Festival de Música Moderna de Corroios. Mais uma grande oportunidade para tantos músicos e bandas que enriquecem o panorama musical da freguesia e do concelho e que este ano já completará 29 edições. Mas hoje queremos dar especial destaque a um evento que está inserido na prática do Executivo da Junta de Freguesia “Corroios Consigo”, cujo êxito tem vindo em crescendo. Trata-se do “Ler Alimenta”. Consiste no principio; dar e receber. Dá-se um alimento ou uma peça de roupa e recebe-se um livro. Qualquer pessoa pode fazê-lo na Loja Social da Junta em Corroios ou na delegação de Miratejo. Mas o grande impacto tem sido junto da comunidade escolar. Escolas do 1º ciclo e jardins de infância. Nos últimos 3 anos escolares tem envolvido uma média anual de 2 mil alunos. E assim, criam-se hábitos saudáveis de leitura nas crianças, desenvolve-se o espírito solidário e contribui-se para dar resposta social às famílias sinalizadas pela equipa da Loja Social, minimizando-se as carências da população mais necessitada da Freguesia.

A JF de Corroios apela com frequência à dádiva de livros para prosseguir esta iniciativa. Apelo esse que embora tenha resposta, continua, evidentemente, recetiva e agradecida com esses nobres gestos solidários.

Claro que a população sénior também é abrangida pela ação social da Junta. E muitos idosos/as colaboram voluntariamente no Ler Alimenta, participam em oficinas de trabalho interativo de pintura, escultura, teatro e outras atividades que fomentam o convívio. Ainda recentemente a Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) valorizou e premiou mesmo esta prática.

Em conjunto com a população e Movimento Associativo Popular, eis alguns bons exemplos dos Executivos CDU que, até para potenciais réplicas, é justo divulgar.

Francisco Ramalho


Publicado hoje também no jornal O SETUBALENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.