terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

O AVANÇO TECNOLÓGICO TAMBÉM DEVE BENEFICIAR OS TRABALHADORES

O desenvolvimento e evolução tecnológica, e que inclui nos tempos mais recentes a automatização e substituição de mão-de-obra provocada pela inteligência artificial, têm sido sempre aproveitados pelo patronato capitalista para benefício próprio, nomeadamente aumento dos lucros e redução do número de trabalhadores nas empresas, nunca existindo qualquer preocupação com a redução do horário de trabalho, mais tempo de descanso semanal, mais dias de férias e outros benefícios com reflexos na saúde e salário dos trabalhadores.

O horário de 48 horas, 8 horas por dia e 6 dias por semana estabelecido em 1919, só foi alterado com a revolução de 25 de Abril de 1974, em que vários sectores na indústria e comércio conseguem através da sua luta as 45 horas semanais e 2 dias de descanso.

Em termos de lei, só em 1990 são estabelecidas as 44 horas semanais. Em 1996 é aprovada a lei das 40 horas semanais, para entrar em vigor em 1998 e transitoriamente 42 horas, em 1997.

Apesar do avanço tecnológico das últimas décadas, o que se tem verificado é mais uma vez um aproveitamento patronal, traduzido em termos laborais, em mais tarefas repetitivas, elevadas cadências, provocando desgastes rápidos, o crescimento de doenças profissionais, o aumentado do regime de turnos e trabalho nocturno, a desregulação de horários e a precariedade.

É uma situação que urge alterar, já que o avanço tecnológico permite a redução do horário para as 35 horas semanais, o aumento para 25 dias úteis de férias e outros benefícios que melhorem as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores e suas famílias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.