segunda-feira, 1 de julho de 2013

Recordando Salgueiro Maia


Quero aproveitar este espaço e a oportunidade para relembrar e prestar uma justa homenagem a um dos capitães de Abril, Salgueiro Maia, que, se fosse vivo, completaria hoje 69 anos.
Aquele distinto oficial do Exército Português liderou as forças da Revolução de Abril e provocou, assim, o final do regime do estado Novo, criado por Salazar e marcado por uma ditadura de 48 anos.
Não irei traçar, neste curto espaço, os eu perfil, porque ao longo desta últimas décadas todo esse trabalho biográfico já foi feito por escritores mais conceituados do que eu. E porque todas as palavras que possa ter serão curtas.
Salgueiro Maia, o homem e o militar, não deve ser esquecido pelas gerações vindouras e terá que permanecer para sempre nos anais da história de Portugal.


Mário da Silva Jesus




3 comentários:

  1. Admirável a forma como liderou as operações no terreno no 25 de Abril. Foi ele acompanhado de mais alguns oficiais, que praticamente comandou no Teatro de Operações que foi Lisboa, a movimentação de tropas que derrubaram a ditadura tendo-se sido ele que confrontou pessoalmente Marcelo Caetano com aquilo que ele já deveria estar a prever à muito tempo. O fim do Estado Novo, ou lá o que lhe queiram chamar, de tão velho que estava.
    Obrigado Mário por esta celebração.

    ResponderEliminar
  2. "SEU A SEU DONO"
    Informação a todos os leitores.
    Na edição de hoje do Jornal de Notícias, na secção "Cartas do Leitor", veio publicada esta homenagem a um dos "HOMENS DE ABRIL", que este escritor de cartas quis prestar. Por erro do JN, vem como sendo autor da mesma o leitor Fernando Rocha. Pelo facto, já enviei um e-mail ao JN, para que seja feita a devida correcção, para que não acha qualquer dúvidas de a mesma ter sido copiada ou plagiada.

    ResponderEliminar
  3. Os homens como Salgueiro Maia só são esquecidos pelos homúnculos, que, bebendo da água do rio que ele fez nascer, se põem em bicos de pés e empurram a sua memória para a penumbra. Felizmente que ainda há muita gente que respeita os heróis que nos ajudaram a reconquistar a dignidade.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.