domingo, 9 de março de 2014

"EU SOU DO TEMPO"

Olá.
Boa noite.
Cumprimentos do Silvino Taveira Machado Figueiredo;
(o Figas de Saint Pierre de Lá-Buraque)

Eis um desabafo figariano para eventual publicação. Tenho muito respeito pelo JN; o meu jornal, porém, não confundo a obra com o autor. O que se passa com o escasso espaço destinado aos leitores não se coaduna com a grandeza, com a dimensão e o prestígio do JN. Tenho bem a noção que divirjo da vossa, mas esta é a minha opinião.O espaço é vosso, a liberdade é minha.
Atenciosamente

"EU SOU DO TEMPO"
Sou do tempo em que pós 25 de Abril houve a febre da difusão de ideologias e liberdades, quais doçuras ao povo a serem servidas.
Rádios e jornais por todo o lado! Cidadãos, estimulados à participação, beneficiavam dos espaços ou tempos concedidos. Porém, pouco a pouco, os círculos foram-se fechando, surgindo e fortalecendo-se o que hoje denominamos por “ interesses instalados”.
A apregoada e desejada concorrência passou a ser dominada por grandes grupos económicos, que tudo compram, dominam e esmagam! Duma ditadura unipessoal passou-se para a sujeição a meia dúzia de famílias, com seus testas de ferro e tentáculos nas alavancas do poder político, social e económico.
Os mídia não escaparam a este canibalismo, e no que concerne a jornais, um após outro foram sendo comprados por grupos ou conglomerados económicos, que impõem direta ou indiretamente suas orientações. A liberdade jornalística tende ao virtual. E lá vou eu com o: “Eu sou do tempo” em que o JN chegou a ter duas “Página do Leitor”. Ao Sábado, uma até era só para poesia! Porém, lenta, lentamente, qual restaurante que muda de gerência, neste caso para pior, reduziu à dose servida. Primeiro, acabou com a denominação de “Página do Leitor”, passando para “Cartas do Leitor”!
Depois de duas páginas passou para uma e, ultimamente, constata-se que, muitas vezes, dela só um terço do espaço é destinado às opiniões dos leitores!.
O que fica mal é a hipocrisia de apelaram à participação dos leitores e ao desenvolvimento da cidadania, quando afinal, tão prestigiado jornal o vai mitigando! Pobre e redutor exemplo!
Sou do tempo em se podia ler quase que uma dezena de opiniões dos leitores sobre diversos temas. Hoje, 09 de Março de 2014, com mágoa verifico que o JN só publica duas cartas, enviadas por seus leitores, que não ocupam meia página, mas um professor universitário, só ele, ocupa a outra metade! Porquê? Não há mais leitores que escrevam? Não acredito.
Hoje, o JN está mais "gourmet" e menos popular! Aumentou aos colunáveis, engrossando o seu “apparatchik”  opinativo. Que saudades do JN, o mais, o de muitos, não o de poucos. Que saudades do 25 de Abril; tempo dos sonhos, liberdade e participação. Outros podem calar, eu não.
Quase que tenho vergonha de ter sido publicado. De qualquer modo, ao JN, ao do meu tempo, muito obrigado. A Terra continua a girar e muita volta a dar!
……………………………………………xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx………………………..
Autor: Silvino Taveira Machado Figueiredo
(o Figas de Saint Pierre de Lá-Buraque)
Gondomar

6 comentários:

  1. e-mail enviado, há minutos, para o JN, que tem vindo, mas não só, ao espaço concedido aos seus leitores. É apenas, e só mais um desabafo, que talvez nada mude, mas que me dá tranquilidade, do género do estão-me a .oder, mas estou a ver.
    Cumprimentos do Figas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em véspera do Encontro....este desabafo poderá ser partilhado no Encontro?

      Eliminar
  2. corrigenda: .....que tem vindo a diminuir....

    ResponderEliminar
  3. Claro.
    Todos podem dizer o que publicamente é dito.
    FigasRegards

    ResponderEliminar
  4. Meu Caro Companheiro das PÁGINAS DO LEITOR do que era (já não é) o JN de todos nós. De facto, desde a PÁGINA DE SÁBADO só com poesia do Povo feita por todos nós, passando pela sepultada revista NOTÍCIAS SÁBADO, espartilhados pelo exíguo espaço das Cartas dos Leitores, até à NOTÍCIAS MAGAZINE, em que os fautores da mesma têm vergonha de mencionar a página do FAÇA-SE OUVIR.... o NOSSO MURO DAS LAMENTAÇÕES NÃO TEM LIMITES. Quando, no PORTO, também eram publicações diárias os saudosos PRIMEIRO DE JANEIRO e o COMÉRCIO DO PORTO, nesse tempo, o JN era negativamente apelidado do JORNAL DAS SOPEIRAS. Os novos donos, certamente já se esqueceram, eu ... NÃO!!!

    ResponderEliminar
  5. Mantenhamos nós a grandeza da nossa liberdade.
    Podem reduzir espaço em papel, mas não da nossa mente, certamente.
    Abraço

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.