quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Sanatório de Mont’Alto

Resultado de imagem para imagem do santorio de mont'alto
Por mero acaso olhei de relance para um livro, cujo título era ‘Lugares abandonados de Portugal’, da autoria de Vanessa Fidalgo.
Abri-o e ful consultando o índice, no qual constava o Sanatório de Mont’Alto, também conhecido por Sanatório de Valongo, situado em plena Serra de Santa Justa.
E chamou-me especial atenção, porquê? Porque, quando no serviço militar obrigatório, estive no Quartel-general da 1ª Região Militar, no Porto, corria o ano de 1966, até vir a ser mobilizado para a Guiné em Agosto do mesmo ano.
Assim, algumas vezes, fui em visita aos militares que estavam com tuberculose no referido sanatório, levando-lhes algumas bolachas, produtos de higiene, uma palavra amiga e de conforto, ouvindo os seus queixumes, de modo que não pensassem estar esquecidos pelas Forças Armadas.
Agora, sei através do que li, que o referido edifício de cinco pisos, bastante funcional e bem localizado num local de ares muito puros e saudáveis, foi projectado pelo arquitecto e engenheiro Júlio José de Brito, e que a construção se arrastou entre 1932 e 1958, encerrando as portas em meados da década de 1960.
Hoje, dele pouco resta, uma vez que, após o 25/4/1974, todo o edifício foi pilhado, ocupado, vandalizado e incendiado mais do que uma vez.

José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.