quarta-feira, 10 de maio de 2023

A trapaça está-lhes nos genes

 

Todo o mundo sabe que Hitler e Estaline foram figuras da mesma estatura moral, e as suas acções deixaram entre os malditos da história uma marca indelével, que não há como apagar; e dá volta ao estômago ver hoje os indefectíveis do segundo endeusá-lo como tendo salvado a Europa das atrocidades do primeiro, quando o russo só entrou na guerra para salvar a pele, porque o alemão não cumpriu o que ambos tinham maquinado, no célebre tratado germano-soviético, assinado por Molotov e Ribbentrop.

 

Mas como a trapaça lhes está nos genes, não há vergonha que os impeça de se apresentarem como os salvadores da Europa das garras nazis, quando o que da sua acção  resultou para parte dela foi uma miserável e traiçoeira mordaça sobre os mais diversos povos e culturas, impondo-lhes por muitos anos a mais ignóbil prepotência; e nas comemorações festivaleiras de agora voltam a mostrar do que são feitos, pretendendo recuperar aquele império morto e enterrado, sem ter em conta que agora anda todo o mundo de olhos mais abertos...

 

Amândio G. Martins

2 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.