terça-feira, 5 de março de 2024

10 de Março: MAIS UMA BATALHA PELO FUTURO

No próximo dia 10 de Março, vamos travar mais uma batalha pelo presente e pelo futuro das condições de vida da população trabalhadora portuguesa no activo e reformada.

Em 5 de Outubro de 1910, acabou-se com a monarquia e implantou-se a república. Em 6 de Março de 1921 foi fundado o Partido Comunista Português (PCP). Em 28 de Maio de 1926 o capitalismo explorador e violento impôs o fascismo.

Em 25 de Abril de 1974, após 48 anos de resistência e luta, a revolução acabou com a ditadura fascista e abriu o caminho para uma sociedade melhor e mais justa, que a Constituição da República aprovada em 1976 consagra, apesar das mutilações impostas pela política de direita.

PS e PSD exercem o poder político desde 1976, recorrendo um ao outro ou ao CDS, quando faltava maioria. O PS meteu o socialismo na gaveta e a social-democracia quase que teve o mesmo destino. O PSD tentou disfarçar-se de social-democrata para tentar esconder a opção liberal e a política de direita, que o grande capital, as multinacionais e os grupos económicos querem a todo o custo prosseguir, tendo criado opções que são mais do mesmo, como a IL e Chega, para tentar iludir e enganar eleitores.

Uma revolução eleitoral é difícil. Mas no dia 10 de Março, com o voto, podemos lutar por uma vida melhor, combater os baixos salários e pensões, a precariedade, a degradação dos serviços públicos, defender o direito à habitação e mais justiça fiscal. A melhor opção é o voto na CDU.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.