terça-feira, 26 de março de 2024

repressão do governo da AD no 1.º de Maio de 1982

 


Em 1982 foi derrotada a tentativa, brutal e sangrenta do governo/AD de retirar a baixa da cidade do Porto (Praça da Liberdade, Av. dos Aliados, Praça General Humberto Delgado) aos trabalhadores nas comemorações do 1.º de Maio. Verificou-se uma madrugada sangrenta com 2 trabalhadores mortos pela polícia e centenas de feridos. Na tarde do 1.º de Maio, mais de 100 mil trabalhadores estiveram na baixa da cidade do Porto e participaram na jornada de luta do 1.º de Maio.

Em 1982, o governo era da AD(PSD/CDS), com maioria absoluta na Assembleia da República, o 1.º Ministro era Pinto Balsemão, o Ministro da Administração Interna era Ângelo Correia, mais directamente responsável pela repressão e carga policial sobre os trabalhadores no 1.º de Maio. Marcelo Rebelo de Sousa foi o Ministro dos Assuntos Parlamentares.

Em 12 de Fevereiro de 1982, realizou-se a primeira greve geral depois do 25 de Abril, tendo como objectivo «por uma nova política, uma só solução, AD fora do governo», verificando-se uma participação de cerca de 1 milhão e 400 mil trabalhadores. Contra a violenta acção repressiva governamental no 1.º de Maio no Porto, foi realizada uma greve geral a 11 de Maio, exigindo a imediata demissão do governo. Em Dezembro de 1982, o 1.º Ministro Pinto Balsemão, apresentaria a sua demissão, realizando-se eleições legislativas em Abril de 1983.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.