BOA PÁSCOA
Celebra-se hoje a ressurreição de Cristo. É isso que é a Páscoa.
Não sei de Cristo ressuscitou ou não. Hoje também ninguém sabe. Só os seus conterrâneos e contemporâneos, o souberam. E os crentes que acreditam que sim. Como não sou crente, nem deixo de o ser, sou agnóstico, não sei se Cristo Ressuscitou.
Numa coisa creio: é que Jesus Cristo foi um homem bom. Foi um revolucionário e um patriota. Por isso, pagou com a vida a sua solidariedade para com os famintos, as vítimas dos poderosos e insensíveis, e contra o domínio de Roma sobre a sua pátria, a Palestina.
Portanto, neste sentido, como admirador de Cristo, sou cristão.
Assim, desejo uma boa Páscoa a todos os que, tal como Jesus Cristo, se interessam não só pelos seus familiares e amigos, mas, pelo menos um pouco, pelo menos que se lembrem, também dos famintos, vítimas dos poderosos, e dos muitos milhões, vítimas da exploração, da hipocrisia e das guerras movidas pelos poderosos e pelos fanáticos religiosos ou outros.
Entre tantos exemplos, atentemos no que se passa hoje na terra, na pátria, de Cristo, a Palestina. Portanto, aos poderosos e aos hipócritas, não lhes basta já quase 40 mil mortos, a grande maioria, mulheres e crianças, não lhes basta já, como ouvi dizer a um médico nosso compatriota; estão a morrer lá, à fome e por falta de assistência, cerca de 250 pessoas por dia. Mais uma vez, a maioria, mulheres e crianças. Ou como alerta a Organização Mundial da Saúde, que para salvar vidas, é imperioso transferir e socorrer milhares de doentes. Não lhes basta os apelos, nomeadamente, de António Guterres, do Papa Francisco, de Lula da Silva e de milhões que se manifestam um pouco por todo o mundo.
Não lhes basta aos que mandam e aos que diretamente continuam a fazer a guerra, a cometerem um genocídio, e aos hipócritas que os continuam a apoiar e a não os condenar.
Aos meus familiares e amigos e aos acima referidos,
BOA PÁSCOA!
Francisco Ramalho
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.