sábado, 9 de março de 2024

 

AMANHÃ VOLTAMOS A FAZER O QUE NUNCA FIZEMOS ANTES DO 25 de ABRIL


O voto livre e universal para homens e mulheres foi consagrado pelo e apenas depois do 25 de Abril. Mesmo antes desses 48 anos de ditadura, ele não existia. Votavam apenas os homens de maior idade que soubessem ler e escrever (uma minoria).
Portanto, este foi um fruto do 25 de Abril. A somar a tantos outros. Fundamentais. Como a Liberdade. Liberdade de expressão, de reunião, sindical e política.

O 25 de Abril, criou também condições para uma sociedade mais justa e com direitos. O fim da Guerra Colonial,

As privatizações, a Reforma Agrária, as Comissões de Trabalhadores e de Moradores, a possibilidade de se constituírem cooperativas, etc. Foram algumas das bases para essa sociedade diferente e melhor.

Se passados 50 anos muito disso se perdeu e se continuamos a ter uma sociedade com grandes assimetrias, a culpa não foi nem é do 25 de Abril e dos seus ideais.

A culpa foi dos que com ele nunca estiveram de alma e coração. Estiveram mais a pensar na carteira. Com isso, desiludindo o povo. Condicionando-o, manipulando-o com a sua comunicação social.

Mas, apesar de tudo, o 25 de Abril valeu a pena e os seus ideais jamais morrerão.

Não quero que me acusem de estar aqui a fazer propaganda no dia da reflexão e até porque tenho de ir tratar do almoço. Mas, não se esqueçam de amanhã darem o seu contributo para revigorar Abril, votando em quem sempre se bateu por ele. Antes e depois. E que haveria de culminar com o golpe dos Capitães de Abril. O Movimento das Forças Armadas (MFA).

Portanto, todos às urnas amanhã! E votem bem.

Francisco Ramalho







Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.