terça-feira, 27 de agosto de 2024

 

AGOSTO ESCALDANTE


Está a finar-se este agosto que não deixa saudades. Para além das altas e constantes variações térmicas que chegaram a oscilar 10 e 12 graus em dois dias com consequências altamente negativas para a saúde, principalmente dos mais débeis; idosos e pessoas com doenças crónicas, foram em grande parte responsáveis por essa calamidade que são os incêndios, sobretudo os florestais. Com destaque para o maior deles, o da Madeira que provocou imensos prejuízos, críticas ao Executivo local pela forma como geriu o combate, que deixou a Pérola do Atlântico menos bonita e também pela evidente falta de prevenção.

Politicamente, talvez se destaque a rentrée do PSD com críticas ao anterior Governo/PS.

É já um clássico. Quando o governo de um dos alternantes toma posse, queixa-se da herança do outro. Foi isso que fez Luís Montenegro, sobretudo em relação aos problemas no Serviço Nacional de Saúde. E tem razão! Só que o seu partido não faz melhor, e as soluções que apresenta são mais ou menos iguais às do PS.

Quem se lixa é o povo. Agora, ainda mais as parturientes. Imagine-se a aflição quando chega a hora, com tanta maternidade fechada ou sobrelotada.

Portanto, são críticas estéreis e recorrente dos alternantes que, desgraçadamente, este povo, também recorrentemente, os continua a colocar no poder.

Aqui na região, lamentar também denúncias que fizemos na última edição antes das férias, 30/07/24, sobre as “Coisas Feias na Costa da Caparica”, se mantenham. Aliás, a lixeira a céu aberto a cem metros da localidade mesmo junto à Via Rápida, agora, evidentemente, ainda está maior. Mas, felizmente, entre outras coisas positivas, destacamos a 47ª edição das grandes Festas da Vila de Corroios em curso desde 23 de Agosto até 1 de Setembro. Trata-se sempre de um evento de grande importância para dinamizar o tecido empresarial da região e não só, o Movimento Associativo Popular, a Cultura, os nossos artistas, e uma oportunidade para os apreciar que vai muito para além dos habitantes de Corroios e do concelho do Seixal.

O Cartaz, como habitualmente, é excelente. Para além do Carlão, do Festival de Folclore de Corroios, da Irma e Carolina Deslandes e do Herman José, pode ainda hoje à noite, assistir ao concerto da grande fadista Sara Correia e depois, D.A.M.A., Bizarra Locomotiva e Tara Perdida, Calema, Dino D´Santiago, Sérgio Godinho e (primeira parte) Madalena Ribeiro.

No plano internacional, a guerra na Ucrânia e na Rússia mantêm-se, assim como o genocídio na Palestina. Gaza e Cisjordânia. A hipocrisia atingiu o máximo com Netanyahu a ser recebido apoteoticamente em Washington e enquanto falam em cessar-fogo e propostas de paz mesmo temporárias, continuam com a matança de inocentes.

Na Ucrânia, idem idem, aspas aspas. Em vez de propostas de paz, única maneira de se acabar com a guerra, o braço-de-ferro entre os EUA, NATO e UE com a Rússia, continua. Até quando?

Até que morram mais quantos milhares ou milhões? Quem é que ganha com isso? Os povos, de certeza, não!

Francisco Ramalho


Publicado hoje no jornal O SETUBALENSE











Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.