segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Ainda vai sair cara a bandalheira

 

Sabemos que uma das mais trágicas fragilidades das democracias é a que que permite aos seus inimigos os actos mais corrosivos do seu funcionamento, subvertendo todas as regras, na crença de que eles, pelo exemplo da tolerância que lhes é dado, venham a ter um rebate de consciência, se arrependam do que fazem e se transformem em cidadãos decentes e cumpridores; trágico equívoco, porque essa subespécie de gente, não sendo vulnerável a tais ”fraquezas”, vai servir-se do caminho aberto para dar livre curso aos seus piores instintos.

 

De resto, veja-se há quantos anos aquele cadastrado nazi do denominado "1143" é notícia, por tudo quanto é mau numa sociedade que se quer livre e pacífica, servindo-se agora duma data em que o fundador da nacionalidade desenvolvia acções para consolidar a independência, para pretensamente legitimar as suas aberrações, para as quais nunca falta a esta escumalha uma ampla divulgação, sobretudo servindo-se das inesgotáveis possibilidades que lhes dão as redes abertas a tudo quanto é lixo, a que os potentados detentores fingem reprimir, mas fecham-lhes uma porta e abrem não sei quantas janelas.

 

 Outro é um sujeito que, expulso da magistratura, se calhar por ir muitas vezes à missa, quando lhe bastaria uma por semana, dá ao seu bando o nome “habeas corpus”, para cometer todo o tipo de atropelos à liberdade dos cidadãos, o que é a negação do nome de que abusivamente se serve; e é verdadeiramente chocante que as autoridades pouco possam fazer, dado que, quando chegam ao local dos desacatos já o mal foi feito e nada acontece aos malfeitores...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.